Pesquisadores da Universidade do Contestado, em Canoinhas (SC) encontraram o fóssil, ou seja, o contorno do corpo, de uma barata de quase 320 milhões de anos.

Resultado de imagem para fossil barata

O fóssil, achado em Mafra (SC), foi encontrado por pesquisadores no meio de fragmentos de tubarões, esponjas do mar e peixes e é de um inseto que viveu antes da época dos dinossauros, há 250 milhões de anos.

Resultado de imagem para fossil barata
Comparando com as baratas atuais, os pesquisadores perceberam que elas não mudaram muito ao longo dos anos. Uma Barata de Madagascar, por exemplo, pode ter entre 5 e 9 centímetros, enquanto uma barata de antigamente podia chegar a 5 ou 7 centímetros.

Resultado de imagem para fossil barata

Estudiosos acreditam que o contorno da barata foi conservado porque, depois de morrer, o animal teria caído na água e chegado ao fundo, onde há muita lama. 
Com o passar dos anos, essa lama virou rocha, preservando, assim, o contorno do animal.

Como fazer um fóssil de brincadeira

Fósseis são como se fossem um tipo de desenho do contorno de um animal ou planta. Eles são importantes para que a ciência descubra como era a vida na Terra há milhões de anos.

Os fósseis de verdade levam milhares de anos para se formar. Mas você pode usar gesso branco para fazer um fóssil em poucos minutos.
Você vai precisar de:
1 tabuleiro de bolo
1 quilo de areia
1 quilo de gesso (compre gesso de estuque em uma casa de material de construção)
1 litro de água
1 pote plástico para fazer a mistura
1 régua pequena
1 pincel macio de tamanho médio
Como fazer:
Pegue a areia e despeje-a no tabuleiro. Se a areia estiver seca, umedeça-a, até ficar boa para a modelagem. Alise a areia com a régua até ficar bem plana (a areia deve ficar um centímetro mais baixa do que a borda da forma). Com o punho fechado, compacte toda a superfície da areia, socando bem. Alise-a novamente com a régua.
Coloque a forma sobre um banquinho de cozinha. Ponha a mão lentamente sobre a areia, faça pressão para baixo. Depois retire a mão com cuidado.
Verifique se o molde ficou legal. Se ficou, siga em frente. Se não ficou, comece tudo novamente.
Preparação do gesso:
Despeje um litro de água no pote para a mistura. Em seguida despeje devagarinho ½ quilo de gesso e aguarde um minuto. Depois misture bem o gesso com a água, com a ajuda da colher de pau, como se fosse uma massa de bolo.
Sem perder tempo, mas com calma, depeje a massa no tabuleiro a partir do canto da forma (bem devagar mesmo, de modo a não derrubar a areia nem fazer bolhas no gesso). Espere trinta minutos até o gesso endurecer e retire a figura moldada. Para tirar o excesso de areia, use o pincel.
Atenção: Não jogue água com gesso na pia.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido