Foto: ksalt/Getty Images/reprodução

Um comunicado publicado em 19 de dezembro pela Galápagos Conservancy — Organização Não Governamental (ONG) que atua na proteção da fauna das ilhas Galápagos — mostrou que cientistas encontraram os primeiros ninhos e filhotes já vistos de iguana-rosa, uma espécie criticamente ameaçada de extinção.

A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores da ONG em parceria com a diretoria do Parque Nacional de Galápagos após dez meses de expedições realizadas no Vulcão Lobo, na ilha Isabela.

A iguana-rosa foi identificada e classificada como uma nova espécie em 2009 e, até o momento, nem filhotes nem ninhos haviam sido observados. Isso porque a população dessa espécie é extremamente baixa — cientistas estimam que haja apenas de 200 a 300 indivíduos no mundo todo. Os pesquisadores encontravam apenas os animais já adultos na natureza.

Apesar de a notícia trazer esperança para a continuidade da espécie, os estudiosos também descobriram um perigo: uma espécie de gatos-selvagens que habita áreas próximas e caça os filhotes de iguana-rosa. Os cientistas agora suspeitam que muitas iguanas jovens não estão atingindo a idade adulta por serem caçadas pelos felinos antes.

Para ver imagens de filhotes e gatos-selvagens, acesse o comunicado da Galápagos Conservancy.

“A descoberta do primeiro ninho e filhotes de iguana-rosa, assim como a evidência das ameaças críticas à sua sobrevivência, também nos deu a primeira esperança de salvar essa espécie enigmática da extinção. E estamos muito orgulhosos de nossa parceria com o Parque Nacional de Galápagos, que mais uma vez resultou em um grande avanço para salvar a preciosa e única biodiversidade de Galápagos. Agora começa nosso trabalho para salvar a iguana-rosa.”

Doutor Paul Salaman, presidente da Galápagos Conservancy

Fonte: Galápagos Conservancy

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido