Pedro Castillo, presidente do Peru. Foto: Leonardo Fernandez/Getty Images

O presidente do Peru, Pedro Castillo, impôs, no dia 5 de abril, um toque de recolher na capital, Lima, e em Callao, onde fica o porto mais importante do país. A medida é uma forma de conter as manifestações que estão ocorrendo no Peru, em que a população está protestando contra a alta dos preços dos combustíveis e fertilizantes (substâncias que melhoram a produção das plantações). 

Outra decisão do governo foi decretar estado de emergência nos dois municípios, o que na prática quer dizer que alguns direitos, como o de liberdade de circulação no território nacional e de reunião, ambos previstos nas leis do país, foram suspensos. 

A seguir, confira perguntas e respostas para ajudá-lo a entender o conflito:

Por que o preço dos combustíveis e fertilizantes aumentou?

O Peru já estava lutando contra o aumento dos preços quando, em fevereiro, começou a guerra entre Rússia e Ucrânia, que fez com que os valores dos combustíveis e fertilizantes ficassem ainda mais elevados.

A Rússia é um dos maiores vendedores de petróleo (usado para produzir combustíveis, como a gasolina) do mundo e, com a guerra, nações como Estados Unidos e Reino Unido passaram a restringir a compra de produtos russos. Assim, a existência de um vendedor a menos faz o preço do petróleo subir, impactando diretamente na vida da população, já que os preços da gasolina e do diesel, usados para abastecer veículos, ficam mais caros.

Algo parecido acontece com os fertilizantes. Como muitos países estão impondo sanções (ou seja, restrições) à Rússia, está mais difícil encontrar determinados produtos, tornando-os mais caros. 

Como o toque de recolher funciona?

Os habitantes de Lima e Callao estão proibidos de deixar sua casa das 2h da manhã de 5 de abril às 23h59 do mesmo dia. Trabalhadores de serviços essenciais (como pessoas que atuam em hospitais ou na área do saneamento), por outro lado, estão liberados para circular. Isso quer dizer que cerca de 10 milhões de pessoas terão que ficar em casa nesses municípios. 

A medida foi anunciada quase à meia-noite, gerando polêmica no país. Quem critica a decisão afirma que muitas pessoas que foram afetadas já estavam dormindo nesse horário e só souberam dela quando o toque de recolher já estava valendo. Além disso, a oposição defende que a medida viola a liberdade dos habitantes.

Bandeira do Peru. Foto: Roman Delorme/EyeEm/Getty Images

As manifestações estão acontecendo de forma pacífica?

Não, confrontos entre policiais e manifestantes foram registrados na cidade de Ica, no sul do Peru. De acordo com o governo, ao menos quatro pessoas foram mortas nos protestos e 20 foram detidas. Em 4 de abril, manifestantes queimaram pedágios e lojas foram saqueadas, isto é, invadidas e roubadas.

As manifestações começaram em 28 de março e estão sendo acompanhadas por bloqueios de ruas. Fazendeiros e caminhoneiros impediram a passagem de pessoas em algumas das principais rodovias que levam a Lima, o que fez com que o preço dos alimentos aumentasse – já que o acesso a esses produtos ficou mais difícil. 

Como o transporte terrestre (de ônibus, por exemplo) foi afetado, as aulas em várias regiões do Peru foram suspensas.

O que diz o governo?

Para tentar aplacar as manifestações, o governo anunciou uma proposta de diminuir os impostos sobre os combustíveis, fazendo com que o preço diminua. Além disso, afirmou que pretende aumentar o salário mínimo em cerca de 10%. As autoridades também declararam que estão tomando decisões para que o preço dos fertilizantes pare de aumentar tanto por causa das sanções ocidentais à Rússia.

Em um pronunciamento oficial, Castillo pediu calma e serenidade. Ele também defendeu o direito do povo de protestar, mas afirmou que isso deve ser feito de acordo com as leis do país, respeitando as pessoas e as propriedades públicas e privadas.

Fontes: Agência Brasil, BBC, CNN Brasil, DN, Estado de Minas e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • 2 anos atrás

    oi

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido