Hoje, dia 13 de maio, é comemorado o aniversário da assinatura da Lei Áurea, que enquadrou a escravidão como prática ilegal no território brasileiro — um dos momentos mais importantes da nossa história.

Antes disso, pessoas (normalmente, trazidas do continente africano) trabalhavam sem receber nada em troca e viviam em condições sub-humanas.

Para entender o que aconteceu, o Joca entrevistou a professora Jaqueline Almeida.

A princesa Isabel foi quem assinou a Lei Áurea. Qual é a importância dela na abolição da escravatura?  

A princesa Isabel, que governava o Brasil temporariamente por causa de uma viagem de D. Pedro II, assinou o documento, mas a abolição é muito mais complexa do que uma simples assinatura.

Antes da lei, muitas pessoas lutaram para que a escravidão acabasse. Luís Gama, por exemplo, chamou a atenção por ter sido escravizado e, depois, tornou-se advogado em prol da emancipação de pessoas escravizadas.

Houve resistência de algum grupo da época?

O principal grupo a se opor foi o dos grandes proprietários de terras, que também eram grandes proprietários de escravos. Principalmente, aqueles localizados na Região Sudeste, onde se concentrava uma atividade agrícola muito importante.

Antes da Lei Áurea, o Brasil teve outras menos conhecidas, como a Lei do Ventre Livre (que libertava filhos de mães escravizadas) e a Lei dos Sexagenários (que libertava escravos com mais de 60 anos). Elas também foram importantes?

Essas leis foram muito importantes. Elas promoveram rupturas no pensamento (ou seja, pessoas da época começaram a ter ideias diferentes sobre a escravidão) e causaram mudanças na economia.

Quais são as marcas deixadas pela escravidão até hoje?

Por consequência da escravidão, a população negra é a que mais sofre com uma série de questões. A pobreza está muito relacionada a isso, assim como o índice de negros assassinados e presos. Dizer que a escravidão não tem nenhuma relação com o presente é um grande erro.

Para saber mais sobre a relação entre escravidão e racismo, leia o colecionável que fizemos para a edição 152 do Joca. Clique na imagem para ampliá-la.

Colecao-Escravidao-Racismo-152

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • Ryan

    1 ano atrás

    Interessante

  • Ryan

    1 ano atrás

    Muito bom

  • Gab

    1 ano atrás

    Maneiro

  • anonimo(365)

    2 anos atrás

    muito bom

  • Ana Luísa Mariano Dantas Borges

    2 anos atrás

    muinto intereçante (^^)

  • Maria Lydia

    2 anos atrás

    Achei a reportagem muito interessante e importante!

  • Mary Gabriela

    2 anos atrás

    ???

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido