Obra foi composta em 1760
No dia 19 de setembro, uma nova composição de Wolfgang Amadeus Mozart (músico e compositor austríaco que viveu entre 1756 e 1791) foi descoberta na cidade de Leipzig, no leste da Alemanha, por pesquisadores que trabalham em uma nova edição do catálogo Köchel, uma junção de todas as obras de Mozart. A composição foi achada nos arquivos de uma biblioteca municipal de Leipzig.
A música, chamada “Ganz Kleine Nachtmusik” (“Pouquíssima Música Noturna”, em tradução livre) tem sete compassos (divisão por trechos de uma composição musical) e duração de cerca de 12 minutos. A produção foi feita para um trio de cordas (grupo de três instrumentos de corda) e escrita ainda na década de 1760, quando Mozart era adolescente.
Vale lembrar que o músico, considerado um prodígio, compunha composições complexas desde criança. A canção foi tocada para o público pela primeira vez por um trio de cordas em Salzburgo, na Áustria, onde Mozart nasceu.
No entanto, a partitura encontrada pelos pesquisadores não é o manuscrito original feito pelo músico, e sim uma cópia realizada com tinta marrom na década de 1780. De acordo com uma lista feita por Johann Georg Leopold Mozart, pai de Mozart, existem diversas obras desconhecidas de Wolfgang que continuam sendo buscadas por especialistas na vida e obra do músico.
Ouça a música inédita
“Requiem in D Minor” (1791)
“Sonata No 16 Para Piano” (1788)
“Sinfonia No 35 ‘Haffner’” (1782)
Ópera “A Flauta Mágica” (1791)
Fontes: Superinteressante, O Globo e Rolling Stone Brasil.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Que delícia me informar e ainda poder ouvir a música!
È
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.