Esta matéria foi originalmente publicada na edição 237 do jornal Joca
Mais de mil músicos, como Paul McCartney, Elton John e Ed Sheeran, juntaram-se para lançar um álbum completamente silencioso como forma de protesto contra a inteligência artificial (IA), em 25 de fevereiro. Acompanhando o disco mudo foi divulgada uma carta mostrando que os artistas são contra as mudanças propostas na lei de direitos autorais do Reino Unido.
O governo do país está estudando a possibilidade de reformular a lei para permitir que empresas de IA possam usar conteúdos artísticos publicados na internet para treinar seus robôs. As manifestações contra a medida alegam que isso permitirá o plágio e a exploração comercial e exigem que medidas mais firmes sejam adotadas.
“É um plano não só desastroso para os músicos, como totalmente desnecessário”, disse Ed Newton-Rex, organizador do álbum, em entrevista à Folha de S.Paulo. “O Reino Unido pode ser líder em IA sem prejudicar nossa indústria criativa de renome mundial”, acrescentou. Além de músicos, escritores como Kazuo Ishiguro e Helen Fielding assinaram a autoria do lançamento.
Os jornais britânicos também se uniram aos protestos. Eles publicaram em conjunto, no mesmo dia, uma capa com os dizeres “Make it fair” (“Torne isso justo”, em tradução livre para o português) e um editorial em que os jornalistas afirmam que também são contra as mudanças na lei.
FONTES: FOLHA DE S.PAULO E BBC.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Que bando de vagabundos
eu sou com IA
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.