Foto: Roman Studio/Getty Images

Pesquisadores do Instituto Leibniz de Língua Alemã publicaram um estudo afirmando que os alemães criaram cerca de 1.200 palavras e expressões durante a pandemia. Tudo para designar objetos e termos relacionados à covid-19 e ao isolamento social.

A expressão geisterveranstaltung, por exemplo, é usada para se referir a eventos em que não existem pessoas presencialmente, enquanto autokonzert é o tipo de espetáculo a que a plateia assiste sem sair do carro. 

fußgruß é quando duas pessoas encostam os pés para se cumprimentar sem usar as mãos (como modo de evitar a contaminação) e schnutenpulli é uma palavra nova usada para falar sobre máscaras que significa “coisa que faz a boca suar”.

Além de termos para se referir aos elementos que começaram a fazer parte da vida das pessoas durante a pandemia, foram criadas várias palavras para expressar os sentimentos mais comuns do período. É o caso de impfneid, que é a inveja de quem já está vacinado contra a covid-19, e coronamüde, que é o cansaço do isolamento social. 

Para chegar a essas expressões, a equipe do instituto monitorou as redes sociais e a imprensa para verificar quais termos novos estavam sendo mais usados. Os mais difundidos foram incorporados ao dicionário do instituto.  

Entretanto, 2020 não foi o único ano em que foram criadas palavras e expressões. Durante um ano comum, o instituto registra, em média, 200 palavras novas. Mas, como sabemos, o ano passado foi tão fora do normal que foi necessário usar a imaginação para manter uma conversa sobre o que estamos passando.

Confira mais informações e curiosidades sobre a origem das palavras no último episódio do podcast Revisteen, uma parceria do Joca com a Rádio CBN:

Fontes: CBC, NPR e The Washington Post.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (13)

  • aluno.mariaalicehusemann@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    achei muito interessante essa reportagem que fala sobre o corona vírus que é algo que estamos vivendo algo, algo que estamos enfrentando eu adorei

  • aluno.isabellezirn@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    eu fiquei bem chocada porque 1. 200 e muita palavra e eu me prgunto como eles pensaram nessas palavras . Eu amei por que e sempre bom aprender palavras novas e inventar novas palavras e eu achei bem legal eles inventeram o aperto de pernas . publicado por: isa

  • catarinabarral

    2 anos atrás

    Cara 1.200 e um numero muito alto

  • Isabelafreitas

    2 anos atrás

    amei! ?

  • Ana Luiza Ferraz

    3 anos atrás

    gostei muito esta ajudando super sou uma criança de 12 anos

  • Sarah Mattos

    3 anos atrás

    gosto munto desse jornal, e sou uma criança de 9 anos

  • sandy

    3 anos atrás

    esta me ajudando muito valeu

  • madson

    3 anos atrás

    gostei muito dessa noticia ajudou muito na minha licao da escola

  • Lorenzo

    3 anos atrás

    ACHEI MUITO INTERRESANTE ESSA REPORTAGEM POIS FALA DE PALAVRAS NOVAS E SEMPRE E BOM APRENDER LINGUAGENS NOVAS

  • Rafaela

    3 anos atrás

    Gostei pq eu achei BEM interessante

  • Anna luiza

    3 anos atrás

    muito bom pois,esta mostrando novas coisa que aconteceu na pandemia

  • Maria do Carmo rios ribeiro

    3 anos atrás

    Não gostei da reportagen

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Que pena, Maria. Conte para nós quais são seus temas preferidos que podemos encontrar reportagens do Joca que você vai gostar. Você também pode sugerir temas de matérias, tanto para o site quanto para o impresso. Att, equipe Joca.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido