Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Carnaval de 2021, marcado para ocorrer nos dias 15 e 16 de fevereiro, foi cancelado – ou, no caso de algumas regiões, como São Paulo, adiado até que os governos considerem seguro realizar esse tipo de comemoração. Mas você sabia que essa festa já foi adiada em outros dois anos aqui no Brasil?

Confira o que aconteceu nessas ocasiões para fazer com que o Carnaval não fosse celebrado nas datas tradicionais. 

1892

Preocupado com o lixo que seria gerado durante o Carnaval, o ministro do Interior da época, Cesário Alvim, decidiu transferir o feriado, que seria realizado entre 28 de fevereiro e 1° de março, para junho. Isso porque ele afirmava que nos meses de verão as doenças contagiosas, que poderiam ocorrer com as aglomerações e a falta de limpeza das ruas, espalham-se muito mais do que no frio.

Para evitar que houvesse comemorações na época tradicional, o governo até exigiu que produtos típicos de Carnaval (como confetes, espumas e máscaras) fossem tirados das vitrines das lojas. 

Mas a população não gostou da ideia. Apesar de não terem ocorrido festas de rua em fevereiro e março, os brasileiros decidiram pular Carnaval tanto na data original – em clubes e festas – como em junho. As festas de junho, entretanto, acabaram não fazendo tanto sucesso, por conta do frio da época. 

1912

Por causa da morte do chanceler José Maria da Silva Paranhos Júnior, conhecido como Barão do Rio Branco, ocorrida uma semana antes do Carnaval, o governo decidiu adiar as comemorações da data em respeito ao barão e à família dele.

A proposta era que as festas de rua ocorressem apenas em abril. Mas, mais uma vez, a população aproveitou e comemorou o Carnaval duas vezes: em fevereiro e no mês escolhido pelas autoridades.

Pandemia do novo coronavírus

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, algumas regiões que têm festas de Carnaval tradicionais – como é o caso de Veneza, na Itália – tiveram que cancelar as comemorações em 2020. Na época, ainda não haviam sido registrados casos da covid-19 no Brasil, por isso, as autoridades decidiram manter o feriado por aqui.

Em 2021, com o Carnaval cancelado ou adiado ao redor do mundo, esta será a primeira vez que a festividade não será comemorada pelos brasileiros na data tradicional. E, desta vez, não tem como burlar a regra.

Fontes: G1, Revista Fórum e R7.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Francisco Serroni

    2 anos atrás

    gostei muito!!

  • Sophia

    3 anos atrás

    Nossa eu achei que só em 2020 foi cancelado o carnaval !!!!!

  • Anne Kaori

    3 anos atrás

    pensei que só em 2021 o carnaval foi cancelado =)

  • Daniel Máximo Heide

    3 anos atrás

    que interessante :D

  • Colégio CPV

    3 anos atrás

    muito interessante

  • Lorena de F. Mathias

    3 anos atrás

    super legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido