A 92a cerimônia de entrega do Oscar, a premiação mais importante do cinema, será em 9 de fevereiro. A seguir, confira a lista dos indicados para melhor animação, divulgada em 13 de janeiro.

Toy Story 4 Dirigido por: Josh Cooley
A parceria entre a Disney e a Pixar quase sempre rende uma indicação ao Oscar — a animação anterior, Toy Story 3, foi campeã da categoria e ainda concorreu como melhor filme, em 2011. Dest a vez, Garfinho, um novo personagem, rouba a cena.

Toy-Story-4
#pracegover: a imagem mostra o personagem Buzz Lightyear voando sobre uma mata cheia de árvores. Ao fundo, o céu é azul. Imagem: divulgação.

Link Perdido Dirigido por: Chris Butler
Este indicado chamou a atenção por usar a técnica stop motion. A equipe do filme montou vários bonequinhos e fez diversas fotos deles, em muitas situações. Quando colocadas em sequência, essas imagens criam a ilusão de movimento.

Link-Perdido
#pracegover: a imagem mostra, à direita, dois personagens do filme olhando um para o outro. À esquerda, é possível ver parte de um terceiro personagem, mas de maneira desfocada. Imagem: divulgação.

Klaus Dirigido por: Sergio Pablos
O diretor se inspirou nos filmes de origem do Batman e tentou imaginar qual personagem ainda não tinha tido seu surgimento explicado no formato de um longa. Foi assim que nasceu a ideia de contar a história do primeiro Natal do Papai Noel. A animação é original da Netflix.

Klaus-Netflix
#pracegover: o que se vê como figura principal na imagem é um grande boneco de neve. Há pessoas trabalhando na finalizando do boneco ao redor. Imagem: divulgação.

Como treinar o seu dragão 3 Dirigido por: Dean DeBlois
A trilogia, baseada nos livros da escritora inglesa Cressida Cowell, chegou ao último capítulo em 2019. Nesta história, o guerreiro viking Soluço e seu melhor amigo, o dragão Banguela, vão aprender sobre amadurecimento.

Como-Treinar-Seu-Dragao-3
#pracegover: o dragão Banguela (de coloração escura) olha para o personagem Soluço, que aparece de costas. Imagem: divulgação.

Perdi meu corpo Dirigido por: Jérémy Clapin
Nem toda animação tem como público as crianças — neste caso, a classificação indicativa no Brasil é para maiores de 16 anos. A história mistura drama e fantasia e é inspirada no livro Happy Hand, de Guillaume Laurant, inédito por aqui. A ideia de uma mão que fugiu sozinha de um laboratório chamou a atenção dos críticos de cinema, que elogiaram a obra.

Perdi-Meu-Corpo
#pracegover: a imagem mostra uma mão segurando um isqueiro aceso. Imagem: divulgação.

A origem do Oscar
Em 1927, 36 profissionais importantes do cinema se reuniram em um jantar em Los Angeles, nos Estados Unidos, e fundaram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (em inglês, Academy of Motion Picture Arts and Sciences). Na mesma noite, tiveram a ideia de criar um prêmio para homenagear e incentivar quem trabalha nessa indústria.

A primeira edição do Oscar aconteceu em maio de 1929, na Sala Blossom, do Hotel Hollywood Roosevelt, também em Los Angeles. A cerimônia não foi televisionada e durou apenas 15 minutos. Na época, o prêmio ainda se chamava
Academy Award of Merit (prêmio de mérito da academia, em tradução livre)

Quem é Oscar?
Ninguém sabe ao certo o significado do nome Oscar. Ele foi usado pela primeira vez em 1934, pelo crítico de cinema Sidney Skolsky, sem mais explicações. A academia só passou a utilizar oficialmente o “apelido” em 1939 – e nunca explicou sua origem. Uma das teorias é de que a bibliotecária da academia, Margaret Herrick, disse que a escultura do troféu parecia seu tio Oscar e a piada pegou.

A categoria melhor animação não existia até 2002. Antes disso, os filmes animados concorriam com os filmes comuns nas categorias principais ou recebiam prêmios honorários (separadamente da cerimônia tradicional). O primeiro ganhador em animação foi Shrek.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 142 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido