O presidente americano, Barack Obama, perdoou seu último peru de Ação de Graças, nesta quarta-feira.

Essa é uma tradição que acontece todos os anos na qual o chefe de Estado salva da panela duas aves que são consideradas o prato principal da maior parte dos almoços e jantares desse dia especial.

obama-peru

Os sobrinhos de Obama, Austin e Aaron Robinson, ajudaram Obama e escolher um dos dois perus: Tater e Tot, dois perus de 20 quilos e 18 semanas de vida, trazidos de Iowa.

O dia de Ação de Graças é para se reunir com a família, agradecer sobre nossas bênçãos e, comer peru. Tot foi perdoado durante uma cerimônia no Jardim das Rosas.

O presidente aproveitou a oportunidade – seu último perdão antes de deixar a Casa Branca, o último dia de Ação de Graças como presidente (ele sai em janeiro) para agradecer pelos seis anos seguidos de criação de empregos; que a Bolsa de valores tenha triplicado; agradecer pelo programa de saúde que ele criou, o Obamacare,  por ter ajudado muitas pessoas, por haver liberado o casamento entre pessoas do mesmo sexo; entre outras.

TRADIÇÃO

A origem da tradição do perdão não é clara. Há histórias de perus perdoados desde o século XIX, na época de Abraham Lincoln, cujo filho o convenceu a deixar uma ave viva.

Há também a história do Presidente da Federação Nacional de Perus, que mandou duas aves para o presidente, em 1947, e ele libertou uma e mandou preparar a outra para o jantar.

john_f-_kennedy_turkey_pardon
E a de John F. Kennedy (foto acima), o primeiro presidente a formalmente poupar um peru, em novembro de 1963, mas foi apenas com George H.W. Bush, em 1989, que o perdão se tornou um ritual na Casa Branca.

O feriado de Ação de Graças é celebrado, todos os anos, na última quinta-feira de novembro.

As aves poupadas este ano, viverão o resto de suas vidas no recém-construído “Gobblers Rest” (Retiro dos Grugulejadores), numa fazenda do Departamento de Ciências Animais e Aviárias da Universidade Virginia Tech.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido