O Dia de Doar é um movimento global pela cultura de doação. Ele surgiu nos Estados Unidos, em 2012,  e já se espalhou oficialmente por mais de 50 países. A data muda a cada ano: em 2019, será em 3 de dezembro.

O evento é realizado sempre na primeira terça-feira logo após a sequência de comemorações do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças, em português), da Black Friday (quando o comércio faz uma série de promoções de diversas mercadorias) e da Cyber Monday (“segunda-feira cibernética”, em português — data em que lojas virtuais promovem descontos). É por isso que o nome original do movimento, em inglês, é GivingTuesday — ou seja, “terça-feira da doação”.

Glossário

THANKSGIVING (AÇÃO DE GRAÇAS): a tradição começou em 1620, quando um grupo de ingleses chegou a Plymouth, nos Estados Unidos, depois de fugir por causa de perseguição religiosa. Um ano depois, para agradecer por uma boa colheita em seu novo lar, o governador local decretou folga. Indígenas norte-americanos também foram convidados para comemorar, pois eles tinham ensinado os ingleses a plantar. Mais tarde, em 1863, Abraham Lincoln, presidente norte-americano, tornou a data feriado nacional.

Garoto-Lousa-Dia-de-Doar-Edicao-140
#pracegover: garoto negro segura um giz branco em frente a uma lousa escolar. Ele usa óculos, treno, gravata e camisa branca. Foto: Getty Images.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido