Otávio, personagem de Contos de Carlotas de janeiro de 2020

Para receber a primeira sexta-feira de 2020, o Conto de Carlotas de janeiro traz a história de Otávio, um garoto que precisa enfrentar diversos desafios, mas que encara todos como grandes possibilidades.

Por Camila Locks

Otávio nasceu em um dia ensolarado de verão, em uma cidade pequena, dessas em que todo mundo conhece todo mundo. Lá tudo vira notícia. Otávio virou uma assim que nasceu. O motivo? Nasceu com uma perna só. Quando a novidade se espalhou, a cidade inteira ficou curiosa.

As pessoas estavam mais interessadas em ver o menino que nascera sem uma perna do que em parabenizar a família pela chegada do novo integrante. Quando conta sobre isso, ele sempre pergunta aos seus ouvintes: o que pode ser mais importante do que o nascimento de uma criança?

Foram muitos os comentários, teve até quem dissesse que ele era filho do saci-pererê. Outros falaram que a mãe teve desejos “não atendidos” durante a gravidez, e por aí vai… Foram muitas as especulações sobre sua chegada ao mundo.

O tempo passou e Otávio ensinou não só à sua família, como a uma cidade inteira. Ele sempre teve uma perna e cresceu brincando, fazendo o que queria, assim como as outras crianças da cidade.

Ele não era filho do saci, mas pulava tão bem quanto ele. Divertia-se driblando a falta de acessibilidade que havia na sua pequena cidade. Olhava cada obstáculo como um quebra-cabeça, um jogo de estratégia que brincava de ultrapassar.

Quando foi para a escola, não teve medo dos esportes, experimentou todos para ver de qual gostava mais. Sabia que não ia ser fácil, mas seu tio tinha mostrado a ele vídeos de vários atletas paraolímpicos. Tinha até um nadador sem braços e pernas. Otávio via que o mundo era feito de infinitas possibilidades.

Na escola, Otávio descobriu a escalada – para ele, uma evolução do que já fazia diariamente na vida. “Como faço para chegar até lá?” Ele ouviu que não seria fácil, mas não ligou, foi lá e fez. Teve que se esforçar como qualquer outra pessoa praticante do esporte: alguns lances eram mais difíceis e outros, mais fáceis.

Para conhecer outros personagens que ilustram diálogos importantes, visite carlotas.org.

Clique na imagem abaixo para imprimir.

Otávio, personagem de Contos de Carlotas de janeiro de 2020

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido