telefone-publico-ny-getty-images
Um dos telefones públicos que existiam nas ruas de Nova York em 2015. Foto: Getty Images

A última cabine pública de telefone de Nova York, nos Estados Unidos, foi removida das ruas com a ajuda de um guindaste, no dia 23 de maio. O item era considerado um ícone local, já que antigamente os telefones públicos estavam presentes em quase todas as vias da cidade. Conhecidos popularmente como orelhões, eram distribuídos por Nova York (e por diversas cidades do mundo) para permitir que as pessoas fizessem ligações telefônicas fora de casa. No entanto, acabaram se tornando ultrapassados com o avanço dos celulares.

A remoção faz parte de um projeto de modernização de Nova York, iniciado em 2014. Desde então, os orelhões estão sendo substituídos por quiosques onde os usuários podem, entre outros serviços, carregar o celular e ter acesso a uma rede Wi-Fi gratuita oferecida pelo governo. Atualmente, existem cerca de 2 mil quiosques desse tipo espalhados por Nova York.

“Assim como mudamos dos cavalos e das charretes para os automóveis (…), a evolução digital progrediu de telefones públicos para quiosques de Wi-Fi de alta velocidade para atender às nossas necessidades diárias de comunicação em rápida mudança”, justificou Matthew Fraser, comissário do escritório de tecnologia e inovação da cidade, em declaração à imprensa local. A última cabine passará a integrar o Museum of the City of New York (museu da cidade de Nova York, em tradução livre), em uma exposição que vai mostrar como era a região antes da era digital.

Fontes: CNBC, Gothamist, G1 e The Guardian.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido