Retrato do bailarino Jean-Georges Noverre. Foto: Culture Club/Getty Images

Em 29 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Dança. A data foi escolhida por marcar o aniversário de Jean-Georges Noverre, bailarino nascido na França, em 1727, considerado o pai do balé clássico. O objetivo da data, porém, é celebrar o fato de a dança ser um movimento plural, que tem vários estilos e ritmos. A seguir, conheça a história do dançarino homenageado pela data:

Jean-Georges Noverre (1727-1810)

Nascido em Paris, na França, Noverre foi bailarino e criou diversas coreografias – ele chegou até a se apresentar para Luís XV, rei que governou o país de 1715 a 1774. Mas sua maior herança para o mundo da dança está em cartas que escreveu sobre a arte. Na época, o balé estava “preso” às óperas e espetáculos de comédia, enquanto Noverre acreditava que a dança deveria ter expressões próprias e mais liberdade.

Jean-Georges Noverre. Foto: Wikimedia Commons

Assim, foi ele quem criou a prática de contar histórias pela dança, por meio de movimentos e expressões faciais e corporais. Para isso ele se inspirava em pessoas comuns em locais como ruas e mercados, de modo que suas coreografias tivessem um ar de realidade. Até hoje, essa prática é conhecida como “balé de ação”. Suas cartas formam o livro Cartas Sobre a Dança, publicado em 1760.

O Dia Mundial da Dança foi criado anos após a morte de Noverre, pelo Comitê Internacional da Dança, da Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A ideia da data é valorizar a dança como parte da cultura humana e incentivar que os governos ao redor do mundo apoiem e melhorem as condições dos dançarinos.

Fontes: Fábrica de Cultura, Ópera de Paris e Universalis.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Camila Lopes

    1 ano atrás

    Olá, Joca! Adorei a matéria.

  • Camila Lopes

    1 ano atrás

    Oi, Joca! Adorei a matéria.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido