Crédito de imagem: John Nacion/Getty Images

Ingrid Silva, bailarina brasileira, discursou, em 7 de março, na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos, durante evento realizado para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente em 8 de março. A bailarina, que atualmente é uma das principais integrantes da companhia Dance Theatre of Harlem, também em Nova York, destacou as dificuldades que mulheres negras enfrentam para conseguir oportunidades no balé clássico, que faz parte de um ambiente artístico majoritariamente branco. Ingrid foi a única brasileira do evento, que teve como tema “Por TODAS as mulheres e meninas: direitos; igualdade; empoderamento” e a presença da diretora executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous, e de António Guterres, secretário-geral da ONU.

Fontes: ONU, G1 e Harper’s Bazaar. 

Polícia da França encontra bomba da Segunda Guerra Mundial em estação ferroviária

Em 7 de março, a polícia da França suspendeu completamente o tráfego ferroviário da Gare du Nord, estação de Paris, após descobrir uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial nos trilhos. O equipamento foi achado durante obras noturnas de manutenção em Saint-Denis, a cerca de 1,6 quilômetros de distância de Gare du Nord. A polícia divulgou fotos do artefato após informar que equipes de segurança já estavam trabalhando para anular qualquer risco de perigo nas proximidades. Segundo o jornal francês Le Monde, a peça continha 200 quilogramas (kg) de explosivos. Embora a Segunda Guerra Mundial tenha terminado há 80 anos, não é incomum encontrar bombas soterradas em regiões bombardeadas durante o conflito.

Fontes: BBC, G1 e Le Monde. 

Malala Yousafzai visita cidade natal pela primeira vez desde 2012

A jovem Malala Yousafzai, vencedora do Nobel da Paz de 2014, compartilhou nas redes sociais, em 7 de março, que retornara à sua cidade natal, o vilarejo Shangla, no Paquistão, pela primeira vez desde 2012, quando foi atingida por um tiro pelo grupo terrorista Talibã e teve de se retirar do país. Malala escreveu na publicação que a visita a Shangla a alegrou: “Após 13 anos, finalmente pude visitar Shangla novamente esta semana. O rio, as montanhas e os pinheiros estavam tão bonitos quanto eu me lembrava — e eu fiquei grata por passar um tempo com os parentes que não via há tanto tempo”, declarou. Atualmente, a ativista mora no Reino Unido com o marido.

Fontes: Instagram de Malala Yousafzai e G1.

Enchentes na Argentina já deixaram 16 mortos

Fortes enchentes atingiram a cidade de Bahía Blanca, na Argentina, em 7 de março. Mais de 400 milímetros de precipitação fizeram com que o riacho Maldonado transbordasse, deixando vários bairros submersos. Foram encontradas 16 vítimas, mais de cem pessoas estão desaparecidas e cerca de 960 desalojadas, com o país declarando luto oficial pelas mortes causadas pelas enchentes. As chuvas, que começaram na manhã do dia 7 e persistiram até o período da tarde, registraram em milímetros o esperado para o ano todo na região, causando um prejuízo estimado em 400 milhões de dólares (aproximadamente 2,3 bilhões de reais).

Fontes: Estadão, CNN Brasil e Folha de S.Paulo.

Colisão entre navios causa explosão na Inglaterra

Em 10 de março, um navio petroleiro colidiu com uma embarcação de carga na costa da Inglaterra. O impacto causou uma explosão e incêndios em ambos os navios. Segundo a guarda costeira britânica, 37 pessoas foram salvas em uma operação que mobilizou diversas aeronaves e barcos de resgate. Meios aéreos e marítimos equipados para combate a incêndios também foram acionados. Acredita-se que os navios envolvidos no acidente sejam o petroleiro Stena Immaculate, de bandeira dos Estados Unidos, e o cargueiro Solong, da Madeira, região de Portugal. Ainda não se sabe a causa da colisão.

Fontes: G1, CNN e Reuters.

Greve geral paralisa principais aeroportos da Alemanha

Trabalhadores de 13 aeroportos alemães, incluindo de Frankfurt, Munique e Berlim, entraram em greve à meia-noite de 10 de março (horário local). Estima-se que cerca de 3.400 voos foram cancelados, afetando meio milhão de pessoas. A paralisação de 24 horas foi organizada pelo sindicato Verdi para exigir, entre outras medidas, um ajuste salarial de 8% em razão do aumento do custo de vida no país. Os empregadores rejeitam as exigências, alegando que são insustentáveis. Negociações entre os dois lados estão marcadas para o período de 14 a 16 de março.

Fontes: G1, Euronews e CNN Brasil.

Canadá tem novo primeiro-ministro

Mark Carney foi eleito líder do Partido Liberal do Canadá, em 9 de março, e substituirá Justin Trudeau como premiê do país. Carney é o primeiro a assumir o cargo sem nunca ter exercido uma função pública, mas já comandou os bancos centrais do Canadá e do Reino Unido, destacando-se em meio à guerra comercial com os Estados Unidos. Ele assumirá o posto de Trudeau, que governava desde 2015, mas renunciou após uma crise de popularidade do partido. O novo primeiro-ministro deve permanecer no cargo até as eleições federais, previstas para este ano.

Fontes: G1, Terra e Estadão. 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido