“Como é ser um repórter do Joca?”; “como é a sua rotina?”; “como é a faculdade de jornalismo?” Essas são perguntas que ouvimos com frequência de nossos leitores.

Aproveitando que hoje, 16 de fevereiro, comemora-se o Dia do Repórter, Joanna Cataldo, jornalista do Joca, respondeu algumas das perguntas enviadas por crianças que leem o jornal. Na entrevista, ela fala sobre a escolha da profissão, o dia a dia em um veículo infantojuvenil e os principais desafios da carreira. Confira:

Como é ser repórter de um jornal para crianças e jovens? Pedro, 10 anos

É uma experiência muito legal. Eu tenho a oportunidade de conversar com crianças e jovens que têm muitas coisas interessantes para dizer. Aprendo muito com nossos entrevistados. Além disso, gosto muito de escrever para esse público, pois somos estimulados a “mergulhar” profundamente nos assuntos que vamos tratar. Crianças e adolescentes são naturalmente curiosos, então temos que tentar responder a todas as perguntas que poderiam surgir na cabeça do leitor. Se tenho que escrever uma matéria sobre o Oscar, por exemplo, preciso pesquisar e estudar muito para saber desde quando a premiação existe, como ela funciona, quem decide o vencedor do prêmio, quanto pesa uma estatueta… No jornalismo infantojuvenil, não basta dizer quem ganhou o Oscar. É preciso explicar tudo o que envolve esse assunto.

Você queria ser repórter quando era criança? Isabela M., 9 anos

Quando era criança, quis ser várias coisas: astronauta, professora, atriz, médica… mas não sonhava em ser jornalista, não. A ideia surgiu quando eu tinha 14 anos e participei de um evento sobre profissões. Os alunos podiam assistir a palestras com profissionais de várias carreiras. Como eu gostava de escrever, resolvi ir à de jornalismo, embora não estivesse com grandes expectativas. Depois de uma hora ouvindo o palestrante falar, eu me apaixonei pela profissão e decidi que gostaria de fazer faculdade de jornalismo.

Joanna trabalhando na redação do Joca. Foto: Divulgação

Como é o dia a dia de um repórter? Cleiton J., 10 anos

Cada veículo de mídia tem uma rotina específica. Um repórter de moda encara uma rotina diferente da que tem um repórter que cobre esportes, por exemplo. Aqui no Joca, o meu dia a dia envolve escrever textos e fazer entrevistas com pessoas de todas as idades – crianças, adolescentes e adultos. Gosto muito quando posso ir até um lugar entrevistar crianças e jovens. Muitas vezes, vou até uma escola, entrevisto os alunos, volto para o escritório, decupo as gravações (processo no qual transcrevemos para o computador o que foi dito nas entrevistas) e escrevo o texto. Quando fica pronto, envio a matéria para a minha editora-chefe, que revisa o conteúdo e aponta se há algo para melhorar. Depois, o texto vai para uma revisora, que checa se há algum erro de português ou alguma informação errada. Só depois de todo esse processo a matéria vai para a designer, que coloca o conteúdo no jornal.

Como foi a sua faculdade? Maria Clara, 10 anos

Eu gostei da faculdade. Aprendi muitas coisas e fiz vários amigos. No curso de jornalismo, nós temos várias disciplinas da área de humanas (história contemporânea, sociologia, filosofia, política, entre outras), além de matérias específicas do universo do jornalismo, como radiojornalismo, telejornalismo, técnicas de redação etc. Minha matéria favorita se chamava comunicação comparada e ensinava sobre os impactos da mídia na vida das pessoas.

Você já pensou alguma vez em desistir da carreira de jornalista? Enzo V., 10 anos

Quando estava na faculdade, teve um período em que pensei em desistir. É algo que acontece com muitas pessoas, de todas as profissões. Mas essa fase já passou, e agora estou feliz com a minha escolha. Não sei se seria capaz de fazer outra coisa.

Qual foi a matéria mais difícil da sua carreira? Gabriel N., 10 anos

Nossa, que pergunta difícil (risos). Acho que foi o especial da Copa do Mundo, publicado no Joca de junho de 2018. Eu tive que entrar em contato com várias escolas na Rússia e pedir depoimentos de estudantes sobre as expectativas deles para o mundial, que aconteceria no país. Além da questão do fuso horário (as escolas de Moscou, capital da Rússia, sempre estão seis horas à frente do horário de Brasília), havia o problema da língua. Como não entendo russo, só podia ligar para escolas internacionais, que falavam inglês, idioma que eu conheço. Foi difícil conseguir, mas, no fim, deu tudo certo. Os alunos deram respostas ótimas e o especial ficou bem legal.

Joanna com os alunos da Emef Prof. Laerte José dos Santos. Foto: Divulgação

Que dicas você daria para quem gostaria de ser repórter? Larissa, 10 anos

Acho que para ser repórter é preciso ser curioso, gostar de ouvir histórias e ter determinação. Se você tem essas características, já está no caminho certo! Procure ler muitos livros, revistas, jornais e sempre se manter atualizado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Além disso, pratique a escrita. Você pode redigir notícias, crônicas ou até mesmo manter um diário. A melhor forma de aprimorar uma habilidade é praticando, certo?

Você pode nos ajudar a fazer o nosso próprio jornal? Victor C., 10 anos

É claro! Vou ter o maior prazer em ajudar. Adoro quando as escolas elaboram os próprios jornais e mandam exemplares para a redação. Se tiver alguma dúvida, você pode mandar um e-mail para joca@magiadeler.com.br.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • South Hills Middle School

    5 anos atrás

    it is cool that they got to talk to you

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Ola joana, gostaria de dizer muito obrigado do fundo do meu coração por você escolher minha pergunta e responder, e parabéns por ser essa mulher dedicada no trabalho esse trabalho maravilhoso que deixa o mundo e o brasil informado sobre as noticias do mundo.Joana eu tenho uma vontade que se você poder fazer uma matéria na tv falando das pessoas que você escolheu para responder se poder manda um email pára mim ele é cleitonjunior56724@gmail.com, um beijo do cleiton fortunato 5ºano E.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Ola Joana tudo bem muito obrigada por responder meu comentário eu estou muito feliz um bom trabalho para você, eu e um amigo meu e e outros colegas estamos criando um jornal e eu peço dicas para um bom jornal. Isabela Martins 9 anos. ;D

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Oi sou a Larissa , muito brigada pelas dicas e sim sou curiosa e muito e adoro ler estou muito feliz por estar no caminho de ser repórter, e muito obrigada por me escolher .LARISSA

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Olá Joanna! se quiser se comunicar comigo para eu dar um pouco mais de contesto,meu e-mail é refrigelado92@gmail.com parabens Joanna! nossa repórter querida! Victor Mollo, 10 anos ; )

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Oi eu sou a Maria clara muito obrigada pelas dicas estou muito feliz quando eu crescer eu quero ser reporter que nem voce adimiro muito vc parabens joana beijos tchau linda

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Obigado por ler minha mensagen lembrando {qual ea materia mais dificil da sua carreira} obrigado e parabens reporter joana e se voce puder aju agente no jacu que a nossa sala esta criando para a escola. gabriel novais escola laerte jose dos santos.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido