Outras bolsas de valores ao redor do mundo também estão em queda. Foto: David Dee Delgado/Getty Images

O Ibovespa, que é o índice que mede como está a bolsa de valores brasileira (saiba o que é abaixo), registrou queda de 12% no dia 9 de março. Sempre que tem uma diminuição de mais de 10% é ativado um mecanismo chamado circuit breaker (que significa quebra no circuito, em inglês), e as negociações da bolsa são interrompidas por meia hora. A ideia é que o mecanismo faça com que a queda diminua, pois esse intervalo faz com que os investidores tenham tempo de pensar melhor no que vão fazer em seguida.

Dois dias depois, um novo circuit breaker foi acionado, após a B3 registrar uma diminuição de 10,11%. A queda ocorreu pouco depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar pandemia por causa do novo coronavírus. São consideradas pandemias doenças que se espalham por várias regiões do mundo, como por vários continentes ou até pelo planeta inteiro.

A última vez que tinha acontecido um circuit breaker no Brasil fora em 2017. Na época, a bolsa sofreu grande queda nas ações após ser divulgada uma gravação do ex-presidente Michel Temer (que estava no poder), abrindo uma série de investigações contra ele (relembre o caso no link).

O que é uma bolsa de valores?

Imagine uma feira em que compradores e vendedores de produtos se reúnem. Na bolsa, os produtos são ações de empresas. As ações são pedaços de quanto cada companhia vale.

Por que houve a queda na bolsa?

A diminuição do valor das ações não ocorreu só no Brasil. As bolsas ao redor do mundo “despencaram” (ou seja, sofreram queda) após o preço do petróleo cair mais de 30%.

O valor do petróleo já tinha diminuído por causa do coronavírus, que fez com que menos pessoas quisessem comprar o combustível – ou seja, com menos pessoas comprando, o preço diminuiu para incentivar o consumo. Uma disputa comercial entre a Arábia Saudita e a Rússia também colaborou para a queda dos preços.

*Matéria atualizada em 11 de março, às 15h32.

Fontes: G1, O Globo e Superinteressante.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido