A Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) vai lançar ao espaço o telescópio James Webb, no dia 18 de dezembro, do centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Com tecnologia mais avançada, ele vai complementar o trabalho feito pelo Hubble, telescópio da Nasa que está no espaço há 31 anos.

Batizado de JWST (sigla em inglês para James Webb Space Telescope, em referência a um ex- -administrador da Nasa), o telescópio é capaz de localizar objetos muito distantes. Os astrônomos pretendem usá-lo para observar as primeiras galáxias (conjunto de estrelas, poeira cósmica e gases) do universo, que surgiram há aproximadamente 1,35 bilhão de anos.


O telescópio James Webb vai tentar observar as primeiras galáxias do universo | #pracegover: a imagem é uma ilustração do telescópio nas cores rosa e amarelo. Foto: Nasa

O James Webb tem avanços em relação ao Hubble, por isso, deve atuar para complementar seu funcionamento. Como é maior, ele consegue captar mais luz e enxergar mais longe. A massa do novo telescópio é de 6,5 toneladas (equivalente à de um ônibus escolar) e seu espelho primário — que permite enxergar a luz dos objetos a grandes distâncias — tem 6,5 metros de diâmetro (quase três vezes maior do que o do Hubble).

Idealizado desde 1996, Webb custou cerca de 10 bilhões de dólares (aproximadamente 56,2 bilhões de reais) e foi feito por uma equipe de 1.200 pessoas, de 14 países.

MAIS DADOS SOBRE O JWST

  • O novo equipamento vai ficar a 1,5 milhão de quilômetros de distância da Terra.
  • A previsão é de que a missão dure de cinco a dez anos.
  • Deve demorar seis meses até que o telescópio chegue ao destino e comece a mandar imagens para a Terra.

Fontes: Inpe, G1, Nasa, Olhar Digital e Superinteressante

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 180 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido