Representação da evolução dos seres humanos como conhecemos. Foto: The Print Collector/Print Collector/Getty Images

Um crânio descoberto em 1933, na China, ganhou repercussão recentemente. Isso porque paleontólogos (profissionais que estudam o passado da Terra e das espécies que viveram aqui) da Universidade Hebei GEO tiveram acesso ao crânio e concluíram que ele pode ter pertencido a uma espécie humana desconhecida até então.

Então o ser humano como conhecemos hoje não foi sempre assim?

Exatamente. Os seres humanos passaram por um processo de evolução até se tornar o que são hoje. Os humanos modernos fazem parte da espécie Homo sapiens, a única que existe atualmente. 

Ao longo dos anos, os Homo sapiens tiveram contato com outras espécies, que acabaram sendo extintas. É o caso dos neandertais, que foram extintos há cerca de 37,5 mil anos e são considerados os nossos parentes mais próximos, já que viviam de um jeito parecido com o nosso.

Por que o “novo fóssil” é importante?

Após estudar o crânio, os pesquisadores acreditam que ele fez parte de uma espécie que não conhecíamos, batizada de Homo longi e apelidada de homem-dragão. Seria uma linha “espécie irmã” dos Homo sapiens, o que significa que os longi podem ter sido a espécie mais parecida com o ser humano moderno — tirando esse título dos neandertais.

Cientistas do mundo inteiro estão estudando a teoria. Nos próximos meses, poderão sair os resultados que vão comprovar ou desmentir no que os pesquisadores chineses acreditam.

Estudiosos da Universidade de Tel Aviv, em Israel, são mais céticos e trabalham com a possibilidade de o crânio se tratar apenas de uma variante de outra espécie, chamada Nesher ramla, encontrada por eles recentemente, mas os estudos dos cientistas ainda não chegaram a uma conclusão.

Para avaliar a possibilidade de o Homo longi ser uma espécie inédita, seria necessário estudar o DNA (conjunto de informações sobre um ser vivo) do fóssil, o que pode significar ter que destruir completamente o crânio. 

Fonte: El País, Superinteressante e Veja São Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • Júlia Nacif

    2 anos atrás

    Eu achei muito curioso e legal a reportagem.

  • larissa12

    2 anos atrás

    Legal

  • Euh sou linda

    2 anos atrás

    e eu aqui me achando unica

  • Núria

    2 anos atrás

    muito interessante,achei muito legal saber que existem espécies humanas diferentes d

  • Samira

    2 anos atrás

    Achei muito interessante! Estou ansiosa para saber se é a descoberta de uma nova espécie ou realmente é da variante Nesher ramla.

  • RAUL

    2 anos atrás

    uau faça mas desse assunto enquanto ele estiver no ar dessa talves nova especeme humana

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Oi, Raul. Pode deixar que vamos publicar mais sobre o assunto! Até a próxima! :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido