Por Karen Gwanzura

Eu moro em Cape Town e estamos diante de uma crise de água enorme. Estamos quase ficando sem água e muitas pessoas estão economizando fazendo coisas como: nadando em vez de tomar banho; famílias tomando banho na mesma água; pessoas lavando suas roupas com a água do banho e outras conectando suas máquinas de lavar roupa a uma perfuração e reutilizando a água.

De manhã, tomo banho e, quando termino, jogo a água em um contêiner – todos na minha família fazem isso – e usamos aquela água para dar descarga. Também colocamos o balde debaixo do chuveiro para armazenar a água que pinga.

A água que foi usada para beber usamos para escovar os dentes. No dia 26 de fevereiro, um cano estourou e ficamos sem água. Muitas pessoas tentaram adivinhar o que havia acontecido. Por sorte, minha mãe estava preparada e tinha muita água guardada, já que não temos um poço.

Na escola, a água é desligada das 17h às 7h e temos regra para a descarga: “Se for amarelo, deixe; se for marrom, mande embora”.

Depois do recreio, a equipe de limpeza dá descarga e limpa os vasos. Nos pediram para ter lenços umedecidos e um higienizador de mãos.Temos higienizadores em todos os banheiros e em todas as salas de aula.

A escola também recomenda que o uniforme de educação física seja usado todos os dias porque é mais fácil de lavar e consome menos água.

Algumas pessoas estão com medo do “dia zero” e algumas dizem que podemos buscar água nos rios e riachos das montanhas. Outras acham que devemos filtrar a água do mar.

É uma pena que estejamos nessa situação, mas acho que muitas pessoas estão tentando economizar água.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Suzilene

    6 anos atrás

    ainda bem que não estou neste estado,mas que pena que muitas pessoas estão.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido