O brasileiro Nelson Freire, um dos melhores pianistas dos últimos tempos, morreu no dia 1º de novembro, em seu apartamento na cidade do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria do músico, ele teve uma concussão cerebral (lesão causada por pancada na cabeça) e não resistiu. Nelson tinha 77 anos. 

O mineiro começou a tocar piano aos 3 anos, por influência da irmã. Aos 12, foi finalista do I Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro e, como prêmio, recebeu uma bolsa para estudar em Viena, capital da Áustria.  

#pracegover: Nelson Freire veste terno escuro e está apoiado em um piano. Crédito de imagem: Divulgação

A partir daí, Nelson foi se tornando cada vez mais conhecido no meio musical. Ao longo da carreira, fez apresentações em mais de 70 países, tocou com os maiores maestros e orquestras do mundo e gravou diversos álbuns (com músicas de compositores como Beethoven, Chopin e Villa-Lobos).

Em 1998, foi o único pianista brasileiro convidado a participar da coleção de álbuns Great Pianists of the 20th Century (em tradução livre, “maiores pianistas do século 20”), lançado pela gravadora Philips.

Fontes: Folha de S.Paulo, Instituto Piano Brasileiro e G1.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 180 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido