Aretha Franklin vendeu 75 milhões de discos no mundo todo. Foto: Divulgação.

A famosa cantora norte-americana Aretha Franklin morreu nesta quinta-feira, dia 16, aos 76 anos. A artista, que lutava contra um câncer de pâncreas desde 2010, faleceu em sua casa em Detroit, nos Estados Unidos.

Considerada a rainha da música soul, ficou conhecida por hits como Respect, I Say a Little Prayer e (You Make Me Feel Like) A Natural Woman. Além disso, vendeu 75 milhões de discos, ganhou 18 Grammys (um dos maiores prêmios da música) e ficou em primeiro lugar na lista da revista Rolling Stone de maiores cantores de todos os tempos.

Início da vida artística

A carreira de Aretha começou cedo. Aos 10 anos, ela já cantava na igreja e, aos 14 anos, lançou o seu primeiro álbum, Songs of Faith. Decidida a se tornar uma cantora profissional, Aretha, que até então morava em Detroit, mudou-se para Nova York em busca de oportunidades no ramo musical.

Foi lá que, aos 18 anos, conheceu o empresário John Hammond e gravou seu primeiro álbum profissional, “Aretha”, que fez com que fosse nomeada estrela feminina do ano pela revista de jazz DownBeat.

Auge da carreira

Embora já fosse relativamente conhecida no meio musical, foi com a gravação da canção Respect, em 1960, que Aretha se tornou internacionalmente famosa. A música, que fala sobre uma mulher que pede respeito ao parceiro, virou um hino da música contemporânea e se tornou um dos hits mais populares do século XX.

Aretha Franklin cantando Respect em show de 1967. Foto: Divulgação.

Anos depois, Aretha lançou outros sucessos, como Think, You Make Me Feel Like a Natural Woman, Bridge Over Troubled Waters, entre outras.

Suas habilidades vocais chamavam a atenção do mundo inteiro, a ponto de muitos críticos dizerem que, quando Aretha gravava uma música, a versão da cantora ficava melhor do que a original.

A partir dos anos 1990, Aretha passou a gravar menos e parou de andar de avião para fazer shows, pois tinha medo de acidentes aéreos.

Um de seus últimos trabalhos, Aretha Franklin Sings The Great Diva Classics, foi lançado em 2014. Nele, a artista cantava clássicos de cantoras atuais, como Adele e Alicia Keys.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido