Algumas das principais notícias da última quinzena
Desde 1950, os chilenos não enfrentavam uma onda de frio tão severa quanto a vivida neste outono. Segundo o departamento de meteorologia do país, a temperatura mínima pode chegar a um grau Celsius (ºC) abaixo do esperado para o mês. Para proteger a população que vive nas ruas, o governo chileno ativou o “código azul” em seis regiões do país. O protocolo de emergência oferece alimentação, agasalhos, transporte e orientação social em dias de frio intenso.
FONTES: DIRECCIÓN METEOROLÓGICA DE CHILE E CNN.
O Brasil foi escolhido, em 17 de maio, para sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, tornando-se o primeiro país da América do Sul a realizar a competição. A escolha foi feita no congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Bangcoc, na Tailândia. Foram 119 votos a favor e 78 que optaram pela candidatura conjunta de Alemanha, Países Baixos e Bélgica. “Garanto a todos vocês que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo de Futebol Feminino da história”, declarou Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
FONTES: CBF, FIFA, AGÊNCIA BRASIL E GLOBO ESPORTE.
Presidente do Irã eleito em 2021, Ebrahim Raisi morreu, aos 63 anos, após a queda do helicóptero em que estava, em 19 de maio. A aeronave caiu em uma região montanhosa, entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, a 600 quilômetros de Teerã, capital do país. Além do presidente, Hossein Amir-Abdollahian, chanceler do Irã, e outras seis pessoas morreram. No dia seguinte, o líder supremo do país, Ali Khamenei, nomeou o vice-presidente Mohammad Mokhber como presidente interino até a nova eleição, que deve ocorrer em um prazo de 50 dias.
FONTES: EMBAIXADA DA REPÚBLICA ISLÂMICA DO IRÃ, CNN E CORREIO BRAZILIENSE.
A empresa pública francesa que realiza entregas (similar aos Correios), chamada La Poste, começou a vender um selo com o desenho de uma baguete. Custando 1,96 euro (quase 11 reais), o item foi criado pelo artista Stéphane Humbert-Basset e é capaz de liberar aroma de baguete ao ser esfregado. A ação é uma homenagem ao Dia de Saint Honoré (16 de maio), padroeiro dos padeiros. A baguete é considerada símbolo nacional francês e foi classificada, em 2022, patrimônio cultural imaterial da humanidade, pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
FONTES: LA POSTE, LE PARISIEN E LE CARRÉ D’ENCRE.
Estações de esqui da Finlândia estão armazenando a neve produzida no inverno para manter as atividades ao longo do ano. O resort Ruka, que viu a neve da propriedade derreter no início de maio, investiu em um sistema para conservá-la além dos meses mais gelados. Uma manta desenvolvida pela empresa Snow Secure garante isolamento térmico e blinda a passagem de calor. Testes realizados em junho de 2023, em que o topo da manta foi mantido a 44 graus Celsius (ºC), comprovaram que o sistema funciona: abaixo da manta a temperatura se manteve em 2,5 ºC.
FONTE: G1.
No dia 15 de maio, o governo da França decretou estado de emergência na Nova Caledônia, território francês que abrange algumas ilhas da Oceania, após uma série de manifestações — parte dos neocaledônios é contra uma alteração na lei que determina quem pode votar. A lei ainda em vigor define que apenas povos originários e imigrantes cujas famílias estavam nas ilhas desde antes de 1998 têm direito ao voto. A nova lei, que até o momento não foi aprovada, inclui moradores imigrantes há, pelo menos, dez anos. Segundo os manifestantes, isso diminui o poder político dos nativos.
FONTES: REPÚBLICA DA FRANÇA, ALTO COMISSARIADO DA REPÚBLICA DA FRANÇA NA NOVA CALEDÔNIA, GOVERNO DA NOVA CALEDÔNIA E TERRA.
Lai Ching-te, político do Partido Democrático Progressista, assumiu, em 20 de maio, como novo presidente de Taiwan. Pela primeira vez, um partido político está à frente do país por mais de oito anos. Em discurso, Lai pediu para que a China pare com a intimidação militar e política sobre a nação. Isso porque Taiwan se considera um país independente, enquanto o governo chinês declara que, na verdade, o território faz parte da China.
FONTES: TAIWAN TODAY, ESCRITÓRIO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA CHINA (TAIWAN), LAI CHINGTE (X), EXAME E O GLOBO.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 224 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.