Nova sede do Museu de Imagem e do Som do Rio de Janeiro, que está sendo construída em Copacabana. Foto: Helmut Reuter/picture alliance via Getty Images
Nova sede do Museu de Imagem e do Som do Rio de Janeiro, que está sendo construída em Copacabana. Foto: Helmut Reuter/picture alliance via Getty Images

O Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro foi indicado à sexta edição do prêmio Leading Culture Destination (Principal Destino Cultural, em tradução livre, ou LCD Awards, na sigla em inglês), considerado o Oscar dos museus. Ele concorreuo na categoria Melhor Museu da América Latina com o Museo Regional Aysen (que fica no Chile) e o Sfer Ik (do México). O vencedor, anunciado em 4 de março em uma cerimônia que ocorreu na cidade alemã de Berlim, foi o museu mexicano.

O MIS foi escolhido por causa da sua importância para a vida artística do Rio de Janeiro, já que o acervo audiovisual do museu é uma referência no Brasil inteiro desde que ele foi inaugurado, em 1965.

A escolha dos finalistas do prêmio é feita pelos embaixadores da LCD, que fazem uma lista das instituições mais importantes de cada categoria. Além de concorrer com os museus do mesmo continente, algumas instituições são indicadas em outras categorias, como Melhor Experiência Digital e Melhor Organização Cultural.

Museu de Imagem e do Som do Rio de Janeiro

O MIS foi inaugurado em 3 de setembro de 1965, para comemorar o aniversário de 400 anos do Rio de Janeiro. Hoje, o acervo possui mais de 315 mil obras relacionadas a música, fotografia e cinema.

Além de já dispor de duas unidades (uma na região da Lapa e outra, na Praça 15), o MIS terá mais uma sede inaugurada, em Copacabana. O objetivo é que, deste modo, o museu fique mais acessível para as pessoas visitarem, já que a região é muito frequentada por turistas. A obra está prevista para ser finalizada até 2021.

*Matéria atualizada em 6 de março, às 18h20.

Fontes: Agência Brasil, Leading Culture Destinations e Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Cleiton Fernandes

    2 anos atrás

    Isso é muito bom.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido