“Já fez seu imposto de renda?” São grandes as chances de você escutar essa pergunta na sua casa nas próximas semanas. Todos os anos, entre março e abril, precisamos acertar as contas com o governo.

Mas que contas? De forma geral, todos os cidadãos que ganharam acima de 28.559,70 reais durante 2020 precisam detalhar à Receita Federal essas informações. É a Declaração do Imposto de Renda (IR).

O IR é um valor pago sobre todos os rendimentos recebidos durante um ano, sejam eles salários, aluguéis, ganhos com investimentos… Até quem ganhou na loteria precisa declarar.

O governo permite que sejam descontadas algumas despesas antes de aplicar o imposto. São as deduções como: gastos com dependentes (filhos ou pais), educação e despesas médicas — ainda que algumas dessas despesas estejam limitadas a um teto (valor máximo).

Em cima da diferença (entre o que foi recebido e as despesas que podem ser descontadas) é aplicada uma alíquota de imposto (uma parcela em valor), conforme o rendimento que a pessoa teve ao longo do ano. Quanto maior a renda, maior o imposto a ser pago.

Apesar de parecer um tanto complicado, fazer o IR é uma ótima oportunidade para medir como anda a evolução do patrimônio — no seu caso, o da sua família. Veja como você pode ajudar seus pais nessa tarefa. A data limite para a entrega do IR é 30 de abril.

Receita Federal: administra e fiscaliza os impostos dos cidadãos brasileiros e mercadorias que entram no país pelas fronteiras.

Marcelo Siqueira
Planejador financeiro certificado CFP®, formado em economia com pós-graduação em mercado de capitais pela FEA-Fipe. Auxilia famílias e pessoas na condução e otimização de recursos, no planejamento e conquista de sonhos e na construção de patrimônio. www.oprosperopasso.com.br

Marcelo-Coluna-Financas
#pracegover: Marcelo usa camisa cinza e sorri para a foto. Ele segura uma caneta com a mão direita. Ao fundo, uma parede vermelha. Imagem: divulgação.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 166 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido