O governo do presidente Michel Temer (foto) anunciou a criação de um Plano Nacional de Segurança Pública para aumentar a segurança no país e melhorar as condições nas cadeias.

Ao todo, serão construídas cinco prisões, uma em cada região do Brasil. A ideia é fazer com que esses lugares não fiquem lotados como estão hoje.

Atualmente, o número de presos é muito maior do que o número de vagas disponíveis, o que faz com que esses locais fiquem lotados e não ofereçam boas condições de vida.

Além disso, o governo também pretende gastar 150 milhões de reais em bloqueadores de celular, aparelhos que impedem os presos de falar com pessoas de fora da prisão.

Resultado de imagem para prisoes

Todas essas decisões foram tomadas após os massacres que aconteceram em presídios de Manaus, no Amazonas, e em Boa Vista, Roraima. Nos dois casos, presos foram mortos por inimigos que também estavam presos. Em Manaus, morreram 56 pessoas e em Boa Vista, 33.

Críticas

Resultado de imagem para prisoes brasileiras

Segundo o Ministério da Justiça, o Brasil tem mais de 622 mil presos. Com isso, se torna o país com o quarto maior número de pessoas presas do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (com 2.217.000), da China (1.657.812) e da Rússia (644.237).

Resultado de imagem para presidio lotado

No Brasil, dados mostram que a maioria dos presos é de origem pobre e que não tiveram acesso à educação. Ao todo, apenas 9,5% acabaram a escola.

Para algumas pessoas, o Plano de Segurança não é bom, pois não resolve o problema da segurança no Brasil. O certo, segundo quem defende essa ideia, seria investir em educação e em empregos, para que os presos possam trabalhar depois de deixarem a cadeia.

É o que pensa, por exemplo, o diretor do DEPAN, Departamento Penitenciário Nacional, Renato De Vitto. “Mesmo com o aumento do número de pessoas presas, a sensação de insegurança não diminuiu. Isso significa que é preciso pensar em outras formas de combater a criminalidade”, disse.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido