A escultura Mão, de Ocar Niemeyer, é um dos símbolos do Memorial. Foto: Divulgação.
O Memorial da América Latina completou 30 anos em 18 de março. Foto: Wikimedia Commons

Em 18 de março, o Memorial da América Latina, que fica no bairro Barra Funda, em São Paulo (SP), completa 30 anos. O local foi criado pelo governo do estado de São Paulo para mostrar a história das civilizações que passaram pelo continente, por isso, é um lugar aonde as pessoas podem ir para se informar sobre países e povos latino-americanos.

No Memorial há uma coleção de arte permanente que ajuda a contar a história do continente, biblioteca, salão para eventos, sala de exposições e também o parlamento da América Latina.

Só nos últimos dez anos, o local recebeu cerca de 15 milhões de visitantes, que puderam aproveitar espetáculos musicais com artistas brasileiros e internacionais, exposições, festivais de gastronomia e outros eventos culturais. Além disso, os latino-americanos que não nasceram em São Paulo e moram na cidade consideram o Memorial uma espécie de “segunda casa”, porque aproveitam as praças do local para as festas típicas de seu país de origem.

Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer participaram da construção

Darcy Ribeiro foi responsável pelo projeto cultural do local. Foto: Divulgação

O antropólogo Darcy Ribeiro, que criou o Museu do Índio e a Universidade de Brasília (UnB), foi um dos desenvolvedores do projeto cultural do Memorial.

O arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer projetou todo o complexo. Foto: Divulgação

Já o arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer foi responsável pelo projeto arquitetônico de todo o complexo. Ele, que foi o arquiteto-chefe da construção de Brasília e responsável por projetar lugares como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e o Parque Ibirapuera, em São Paulo, também criou a escultura Mão, que é o símbolo do Memorial.

Na obra, um mapa da América Latina está desenhado em vermelho na mão e lembra sangue escorrendo para simbolizar o sofrimento que fez parte da história do lugar, que passou por massacre de indígenas, escravidão e outros maus momentos.

A escultura Mão, que possui o mapa da América Latina em relevo. Foto: Divulgação.

Fontes: Escritório de Arte, G1 e site do Memorial da América Latina.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido