45 milhões de unidades circularão no país
No dia 24 de setembro, o Banco Central do Brasil (BC) lançou oficialmente a moeda de um real comemorativa dos 30 anos da criação do Plano Real. Cerca de 45 milhões de unidades da moeda passaram a circular no Brasil. A criação foi uma parceria entre o BC e a Casa da Moeda.
As características da edição especial incluem algumas novidades, como linhas diagonais e do símbolo do padrão monetário (cifrão) com o símbolo da efígie da República; na borda, as legendas “30 anos do Real”, “1994-2024” e “Brasil”; e, por fim, o ano de “2024” abaixo de “1 real” no valor de face.
Efígie: representação de figuras humanas em cédulas monetárias, ou seja, no dinheiro.
De acordo com o BC, serão 137 milhões de moedas de um real em circulação no ano de 2024, com 45 milhões desse total fazendo parte da série comemorativas.
No dia 1º de julho de 1994, o real, dinheiro que usamos hoje, entrou em circulação. O lançamento da moeda fez parte do Plano Real, projeto elaborado por economistas para controlar a inflação, que é o aumento generalizado de preços. Antes de o Plano Real entrar em vigor, o Brasil passou por períodos de forte instabilidade econômica, com preços aumentando muito e rapidamente — a chamada hiperinflação.
Para derrotar a hiperinflação, economistas se reuniram para pensar em estratégias que conseguissem controlar os preços. Uma característica comum a todas essas tentativas foi a mudança do nome da moeda oficial do país. Segundo especialistas, o que garantiu o êxito do Plano Real foi a implantação gradual de medidas econômicas, que levou quase um ano para ser concluída.
Fontes: Banco Central do Brasil e G1.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
ebaaaaaaaa
EBAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.