A máquina laranja instalada no metrô de Nottingham (centro da Inglaterra), em dezembro de 2017, parece apenas mais uma entre tantas que são colocadas à disposição dos viajantes. Mas ela é bem diferente: seus produtos não têm preço e são distribuídos para moradores de rua. A iniciativa da ONG britânica Action Hunger é inédita no mundo e deve chegar a outras cidades.

Máquina instalada no metrô de Nottingham, no Reino Unido, dá acesso a itens básicos de alimentação e higiene a moradores de rua

Apenas os sem-teto podem utilizá-la, graças a um cartão eletrônico que recebem. A máquina dá acesso a produtos essenciais (fruta fresca, meias, sabonete, escova de dente e água, por exemplo), a qualquer hora do dia e de maneira completamente gratuita.

Huzaifah Khaled, fundador da organização sem fins lucrativos, teve a ideia depois de conversar com muitas pessoas desabrigadas  durante o seu trajeto diário de trem de Nottingham até a Universidade de Cambridge, onde estudava.

Para abastecer a máquina, a Action Hunger recorreu a organizações comprometidas com a redução do desperdício alimentar, como a rede de supermercados Tesco ou o banco de alimentos FareShare. As máquinas são reabastecidas por voluntários.

Os usuários podem retirar até três produtos por dia. Para continuar recebendo o benefício, é preciso se cadastrar em uma organização social. Khaled diz: “A ideia é que os usuários não se tornem dependentes das máquinas e estejam trabalhando em um plano de longo prazo para sair das ruas”.

Embora faça pouco tempo que a máquina foi instalada, os resultados são positivos, de acordo com a ONG. Khaled planeja lançar as máquinas em outros locais no Reino Unido e em quatro cidades dos Estados Unidos – Nova York, São Francisco, Seattle e Los Angeles.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido