Resultado de imagem para superlua brasil

No dia 14 de novembro, será possível observar a maior Superlua em 68 anos. De acordo com os cientistas, esse fenômeno faz com que a lua pareça maior e mais brilhante do que o normal.

Segundo a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), a Superlua de novembro será “uma extra-Superlua”, pois será a primeira vez no século XXI que a lua cheia chegará tão perto da Terra. A previsão é que ela não fique tão próxima até novembro de 2034, quando teremos uma nova versão gigante do fenômeno.

Resultado de imagem para supermoon

Uma Superlua acontece quando a lua está cheia e atinge o ponto mais próximo da Terra. Estima-se que elas pareçam 14% maiores e 30% mais brilhantes do que as luas normais.

Para observar o fenômeno, especialistas recomendam que as pessoas saiam de lugares com muita iluminação, como as grandes cidades, e procurem locais calmos e tranquilos. Um campo aberto é uma boa opção.

No dia, será possível observar com mais facilidade as crateras e a atividade vulcânica que aconteceu na lua há bilhões de anos.

Como isso acontece?

Como em qualquer outra Lua Cheia, ela parece maior e mais brilhante quando aparece no horizonte. E o mesmo ocorre com as Superluas. Ainda que elas apareçam 14% maiores e 30% mais luminosas que as luas cheias comuns, são mais surpreendentes quando estão na linha do horizonte e não altas, no céu.

Isso acontece porque a órbita da Lua não é um círculo perfeito, então em alguns pontos de sua órbita ela parece estar mais próxima do planeta Terra. “Quando a lua está em seu ponto mais distante isso é conhecido como apogeu e quando está mais perto é chamado de perigeu”, explica o cientista da Nasa Noah Petro.

No perigeu, a lua está cerca de 48 mil quilômetros mais perto da Terra do que no apogeu. Essa proximidade faz com que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia do apogeu. Por isso, a Lua cheia do perigeu ficou conhecida como Superlua.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido