Resultado de imagem para macaco prego ferramenta

Macacos-prego do Piauí, no nordeste do Brasil, estão criando ferramentas que são muito parecidas com as dos primeiros homens que viveram na Terra.

Segundo os cientistas, essa espécie está sempre mexendo com pedras e, de tanto baterem as rochas em uma pedra maior, acabaram criando ferramentas afiadas, parecidas com lâminas.

Resultado de imagem para macaco prego ferramenta

Essa descoberta, que foi feita por pesquisadores brasileiros e ingleses, pode mudar a forma como a ciência explica a ligação entre homens e as ferramentas.

Até então, acreditava-se que só os seres humanos podiam fazer pedras afiadas. De acordo com essa teoria, os primeiros seres humanos do planeta criavam essas ferramentas de propósito, pois sabiam que, se deixassem as pedras bem afiadas, poderiam usá-las para caçar, por exemplo.

Resultado de imagem para macaco prego ferramenta

Como os macacos-prego criam as pedras afiadas, mas não as usam como ferramentas, alguns pesquisadores afirmam que, a partir de agora, os estudiosos, ao encontrarem uma pedra que corta, terão que tomar dois cuidados: primeiro, terão que checar se ela foi feita por homens ou por macacos. Segundo, terão que se certificar de ela foi feita para ser usada como ferramenta ou se foi feita por acaso.

Ainda não se sabe por que os macacos-prego têm o hábito de produzir esses pedaços de pedra afiados. Por enquanto, pesquisadores suspeitam que eles fazem isso para ouvir o som da batida ou para conseguir algum nutriente, já que os animais costumam lamber o pó produzido com as batidas.

Outros macacos

As pedras costumam ser bastante usadas pelas espécies macaco fascicularis, chimpanzé e macaco-prego. Eles usam-nas para quebrar nozes, cocos e frutas.

O que os cientistas descobriram agora é que só o macaco-prego quebra a própria pedra. Os outros usam o recurso para quebrar outros objetos.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido