cerimonia_de_posse_luiz_inacio_lula_da_silva_TANIA-REGO-AGENCIA-BRASIL
Durante a cerimônia de posse, Lula sobe a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de representantes do povo brasileiro. Crédito de imagem: Tânia Rego/Agência Brasil

No dia 1º de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse como novo presidente do Brasil. Toda a cerimônia foi realizada em Brasília (DF), em pontos diferentes da capital do país.

Um deles foi o Congresso Nacional, onde Lula e Geraldo Alckmin, vice-presidente, assumiram oficialmente os cargos ao assinar o termo de posse. Em discurso dentro do Congresso, Lula falou sobre temas como democracia, meio ambiente e economia. Clique aqui para ler o discurso inteiro na página da Câmara do Deputados.

Lula-possa-congresso
Lula discursa no Congresso Nacional durante cerimônia de posse. Crédito de imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

Após essa parte da cerimônia, o novo presidente, acompanhado da esposa e primeira-dama, Rosângela Lula da Silva (conhecida como Janja), de Geraldo Alckmin e a esposa e vice-primeira-dama, Lu Alckmin, seguiram para o Palácio do Planalto (sede da Presidência da República). Ali aconteceu um dos momentos mais esperados da cerimônia, quando o novo presidente recebeu a faixa presencial.

Após subir a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de representantes do povo brasileiro, Lula recebeu a faixa presidencial das mãos de Aline Sousa, uma mulher negra catadora de materiais recicláveis. Tradicionalmente, o presidente anterior é quem passa a faixa para o novo presidente. No entanto, Jair Messias Bolsonaro (PL) deixou o Brasil em 30 de dezembro, em viagem para os Estados Unidos, e não compareceu à cerimônia.

Quem subiu a rampa com o presidente?
Um grupo de pessoas, representando a diversidade do povo brasileiro, subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula. Entre eles estavam um indígena, uma criança, um professor, uma pessoa com deficiência e uma mulher negra (veja quem é quem abaixo).

A faixa presidencial passou pelas mãos de cada uma dessas pessoas até chegar à Aline Sousa. Coube a ela o ato de colocar a faixa em Lula.

posse-lula-marcelo-camargo-agencia-brasil
À esquerda, Aline Sousa, mulher negra que colocou a faixa presidencial em Lula. Ao centro, Janja, o presidente, Geraldo e Lu Alckmin comemoram a posse após a passagem da faixa. Crédito de imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em seguida, o presidente fez um segundo discurso, dessa vez no Parlatório do Palácio do Planalto, em que afirmou: “Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim”. Clique aqui para ler o discurso completo.

Lula discursa após receber a faixa presidencial. À esquerda dele, Lu e Geraldo Alckmin. À direita, Janja, a primeira-dama. Crédito de imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na sequência, Lula, acompanhado da primeira-dama, do vice-presidente e da vice-primeira-dama, foi receber cumprimentos de chefes de Estado que vieram ao Brasil acompanhar a posse. Ao todo, entre chefes de Estado e de governo, vice-presidentes, chanceleres, enviados especiais, representantes de organismos, embaixadores e outras pessoas das diplomacias internacionais, havia cerca de 120 países representados.

Os brasileiros que subiram a rampa do Palácio Planalto ao lado de Lula

Lula-posse-Getty
Após a passagem da faixa, algumas das pessoas que acompanham Lula na subida da rampa do Palácio do Planalto. Da esquerda para a direita: Flávio, Aline, Murilo, Ivan, Janja, Lula, cacique Raoni, Jucimara, Francisco, Lu Alckmin e Geraldo Alckmin. Crédito de imagem: Andressa Anholete/Getty Images

Aline Sousa: catadora de materiais recicláveis desde os 14 anos. Aline ingressou no Movimento Nacional de Catadoras em 2013, representando os catadores do Distrito Federal. Atualmente, é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.

Flávio Pereira: é natural de Pinhalão (PR) e trabalha como artesão. Esteve na vigília Lula Livre nos 580 dias da prisão de Lula em Curitiba (PR), ajudando em atividades do cotidiano. Clique aqui para relembrar as questões de Lula com a Justiça.

Francisco Carlos do Nascimento: negro de 10 anos, morador de Itaquera, na cidade de São Paulo. Praticante de natação, em 2022 ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista. Francisco é filho de uma assistente social e um advogado que atuam em causas sociais.

Ivan Baron: natural do Rio Grande do Norte, é um influenciador com paralisia cerebral. Nas redes sociais, ele publica conteúdos educativos sobre direitos, curiosidades e temas de interesse de pessoas com deficiência e para o público em geral se informar melhor e trabalhar contra o preconceito.

Jucimara Fausto dos Santos: cozinheira do Paraná, contribuiu voluntariamente na vigília Lula Livre, durante o período em que Lula esteve preso.

Murilo de Quadros Jesus: professor, formado em letras (português e inglês) e morador de Curitiba (PR).

Raoni Metuktire: o cacique de 90 anos dedicou a vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. É reconhecido internacionalmente por isso. Nasceu na aldeia Kraimopry-yaka.

Weslley Viesba Rodrigues Rocha: metalúrgico (pessoa que trabalha em fábrica de produtos de metal) da região das cidades do ABC, no estado de São Paulo, é casado e tem dois filhos.

Glossário
PL: Partido Liberal.
PT: Partido dos Trabalhadores.

Fontes: Agência Brasil, Câmara dos Deputados e O Globo.


Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido