Foto: Maskot/Getty Images

A pandemia do novo coronavírus mudou a vida de pessoas do mundo todo. Enquanto muitos sofreram perdas e passaram por momentos bastante difíceis, houve quem descobrisse novas atividades ou tivesse que se adaptar a um estilo de vida diferente – com aulas on-line e reuniões entre amigos por videochamada. E você? Como foi sua experiência com o período de isolamento social?

Foi pensando nessa pergunta que a escritora Ara Phadke Sardesai, da Índia, decidiu reunir relatos de crianças e adolescentes ao redor do mundo para compor um livro. A ideia é que os jovens possam compartilhar experiências e saber como foi viver esse período sob diferentes perspectivas, em diversos países.

Como participar?
Os candidatos precisam ter até 16 anos e enviar um texto, poesia, desenho (preferencialmente em preto e branco) ou qualquer outro tipo de criação para a autora no e-mail frozen.pandemicstories@gmail.com. Na mensagem, é necessário mencionar seu nome, idade e a cidade em que mora. 

As produções podem incluir temas como aulas on-line, saúde mental, perdas, projetos da pandemia, hobbies e como foi sobreviver ao isolamento social com a sua família. Serão aceitas obras em todos os idiomas, mas é necessário incluir uma tradução em inglês. 

As inscrições serão aceitas até 31 de agosto. Depois, as produções vão ser escolhidas pela autora e reunidas no livro, chamado Frozen: Children and the Pandemic (Congelados: Crianças e a Pandemia, em tradução livre). 

Diário Coletivo da Pandemia (2021)

Diario-pandemia_CAPA
Foto: divulgação

Quem quiser conferir desde já relatos de jovens de diversos países sobre a pandemia também pode encontrar depoimentos no livro Diário Coletivo da Pandemia, escrito por Silvia López e publicado, em 2021, pela Editora Magia de Ler (a mesma do Joca). A obra traz depoimentos de 62 adolescentes e crianças de 15 países sobre as memórias e experiências que tiveram no início do isolamento social.

Ao longo dos capítulos, também há espaço para que os leitores relatem a própria experiência com a pandemia em páginas em branco para preencher com textos, desenhos e o que mais quiserem. Um momento reservado para relembrar, por exemplo, as emoções desde março de 2020. Para saber mais, clique aqui.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Julia moreira

    1 ano atrás

    Olá,Joca achei uma boa ideia fazer esse livro e compartilhar ha todas as outras crianças e jovens como foi a pandemia deles to doida para contar ha minha professora!!

  • Mateus

    1 ano atrás

    Olá Joca ! Achei interessante a ideia da criação de um livro sobre a as memórias das crianças na pandemia .

  • ANA LUIZA DA COSTA FAUSTINO

    1 ano atrás

    Que legal vou participar

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido