Diario-pandemia_CAPA
Foto: Editora Magia de Ler

Álcool em gel, home office, lockdown, distanciamento social, quarentena, máscara, vacina… Essas foram algumas das palavras que mais ouvimos desde o começo da pandemia, em março de 2020. Diante da maior notícia dos últimos tempos, que paralisou o mundo inteiro e fez com que as pessoas mudassem sua rotina de repente, o Joca anuncia o lançamento do livro Diário Coletivo da Pandemia, escrito por Silvia López, em evento que será realizado no dia 19 de novembro (role até o fim da página para ver os detalhes).

A obra traz relatos de 62 adolescentes e crianças de várias partes do mundo (15 países) sobre as memórias e experiências que tiveram no início da pandemia. O objetivo do diário é ser um “guarda-memória” dos primeiros meses de existência do novo coronavírus ao redor do planeta. “O livro começou a nascer em março de 2020 e cresceu na intenção de mostrar como um mesmo acontecimento pode ser vivenciado e contado de várias formas”, explica Silvia López.

Diario-pandemia_CAPA
Os relatos dos jovens trazem suas experiências nos primeiros momentos da pandemia do novo coronavírus. Imagem: divulgação

Entre os relatos dos jovens que participaram da obra, é possível encontrar confirmações de que a intenção de Silvia se concretizou. Caso do depoimento, por exemplo, de Alexis, 17 anos, da África do Sul: “Eu consegui contar o que estava ocorrendo no meu país nesta quarentena para proporcionar um olhar a outras pessoas sobre como lidamos com esta pandemia. Escrever me permitiu olhar para trás e contar uma história”.

Ao longo dos capítulos, também há espaço para que os leitores relatem a própria experiência com a pandemia em páginas em branco para preencher com textos, desenhos e o que mais quiser, em um momento reservado para relembrar, por exemplo, as emoções desde março de 2020.

Dê o play e assista ao book trailer de Diário Coletivo da Pandemia

“Quem sabe, no futuro, possamos voltar ao Diário Coletivo da Pandemia, como quando vemos um álbum de fotos antigas, para lembrar as sensações vividas e as imagens que vão se apagando com o tempo, e para pensar e refletir sobre os aprendizados que nasceram a partir dessa experiência, que colocou todo o planeta na mesma sintonia”, conclui Silvia.

Serviço
Lançamento do livro Diário Coletivo da Pandemia

Data: 19/11
Horário: das 17h30 às 20h
Local: Ateliê Alê | Rua Califórnia, 760, Brooklin, São Paulo – SP
Saiba mais: Diário Coletivo da Pandemia (lojavirtualnuvem.com.br)

Quem é Silvia López?
Licenciada em letras, professora de língua e literatura em espanhol, tradutora de espanhol, tutora em programas do International Baccalaureate. Nascida na Argentina, já viveu em diversos países e se mudou para a cidade de São Paulo há alguns anos. Depois de ter experiências com produção coletiva de textos para livros, esta é a primeira vez que, individualmente, escreve, compila e edita uma obra. Sua paixão pela leitura e a escrita a faz sempre sair de casa com um livro na bolsa e um bloco para anotar suas ideias.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido