O brasileiro Leomon Moreno, considerado melhor jogador de goalball do mundo, foi o responsável por levar a bandeira do Brasil no desfile da cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. O evento foi realizado em 23 de agosto, no Estádio Nacional do Peru, e a competição vai até o dia 1º de setembro.

Moreno é deficiente visual e conquistou a medalha de ouro no Parapan de Toronto, em 2015. Como porta-bandeira, ele saiu na frente da delegação brasileira, representada por 400 pessoas, entre atletas, funcionários de apoio e integrantes das comissões técnicas.

jogos-parapan-americanos-esportes-136
#pracegover: Leomon Moreno, vestindo uniforme da seleção brasileira, carrega a bandeira do Brasil. Ele é seguido por outros atletas. Foto: COB / Daniel Zappe_EXEMPLUS_CPB.

Na cerimônia de abertura, os donos da casa destacaram, entre outros aspectos, a biodiversidade e a história do Peru com encenações e apresentações de dança. A tocha paralímpica, símbolo da competição, foi acesa pelo ex-nadador peruano Jimmy Eulert.

Até o fechamento desta edição do Joca, o Brasil seguia em primeiro lugar no quadro de medalhas do torneio, com 27 de ouro, 22 de prata e 28 de bronze. Estados Unidos e México ocupavam a segunda e terceira posições, respectivamente.

Glossário

Goalball: jogo praticado por deficientes visuais. O objetivo é lançar bolas em direção à rede oposta.

Jogos Parapan-Americanos: competição que envolve países das Américas. Os atletas participantes são portadores de algum tipo de deficiência.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 136 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido