Ruas apertadas e cheias de carros, transporte coletivo de má qualidade. Esse é o retrato de La Paz, capital da Bolívia e uma das cidades mais populosas do país.

Para driblar os problemas com o trânsito caótico, a cidade localizada entre as montanhas das cordilheiras dos Andes apostou na criação de linhas de teleférico.

O novo meio de transporte liga as cidades El Alto e La Paz e já possui cinco linhas em funcionamento; outras seis estão em construção. A rede percorre 19 quilômetros e é considerada a maior do mundo.

A comerciante Leocádia Alavi Suri diz que com o teleférico economiza tempo para chegar ao mercado, onde trabalha. “De ônibus eu levaria uma hora; com o teleférico preciso de 20 minutos”, afirmou em entrevista ao site DW Brasil.

Mapa das linhas de teleférico

Oito mil metros de cabos ficam pendurados e facilitam o transporte em regiões mais altas, onde o metrô não chegaria. O passeio de teleférico passa por regiões com mansões e também pelas zonas mais pobres.

O projeto da construção é assinado por uma empresa austríaca e teve início em 2014. Hoje, as gôndolas podem carregar até 10 passageiros e o transporte é usado por cerca de 100 mil pessoas por dia. O preço da passagem é de, aproximadamente, R$ 1,50.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido