Em agosto, o irlandês Fionn Ferreira, 18 anos, venceu a Google Science Fair 2019, evento internacional que premia jovens cientistas de 13 a 18 anos. Selecionado entre milhares de participantes, Fionn ganhou uma bolsa de estudos de 50 mil dólares (o equivalente a cerca de 200 mil reais) por criar um projeto que remove microplásticos da água.

A ideia surgiu em uma aula de química, na qual ele aprendeu que óleo vegetal atrai plástico. A leitura de um estudo sobre a limpeza de derramamento de óleo na água com o uso de pó de magnetita (um mineral) também ajudou. “Isso me fez pensar que uma combinação de óleo e magnetita permitiria a remoção do plástico da água”, escreveu Fionn em seu projeto.

Assim, a um pote contendo água e determinada quantidade de microplástico o garoto adiciona óleo e pó de magnetita para atrair o microplástico. Depois, todos esses elementos são retirados da água com o uso de um ímã. Fionn fez os experimentos em casa, usando óculos de segurança e máscara de proteção contra poeira, sob a supervisão de um adulto.

Em cerca de mil testes, ele conseguiu eliminar, em média, 85% dos microplásticos. “O próximo passo é conseguir isso em nível industrial”, escreveu o jovem, que defende a aplicação da descoberta nos centros de tratamento de água para evitar que os microplásticos cheguem ao oceano.

O que é microplástico?

São partículas de plástico com menos de 5 milímetros de comprimento (menores do que uma formiga) que acabam parando nos oceanos vindas de embalagens, redes de pesca, escovas de dentes e até roupas. Além de poluir as águas, esses pedaços de plástico são confundidos com alimentos pelos animais, que terminam sendo contaminados, assim como os seres humanos quando os comem.

fionn-microplastico-ciencia-e-tecnologia-136
#pracegover: Fionn Ferreira, vestindo camiseta branca e moletom preto, apresenta o projeto para o público. Foto: reprodução.

Fontes: Canaltech, A Soma de Todos os Afetos, Google Science Fair.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 136 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido