Estudante criou ferramenta de baixo custo para medir qualidade da água
No dia 27 de agosto, o estudante Manoel José Nunes Neto, de 17 anos, venceu a categoria “People’s Choice” (“escolha do público)” do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), considerado o “Nobel da Ciência Jovem”. Manoel desenvolveu uma ferramenta portátil e de baixo custo capaz de monitorar e analisar a qualidade da água. Para produzir o invento, o jovem utilizou peças antigas de computadores, canos de PVC e técnicas de robótica. A cerimônia de entrega do prêmio, também no dia 27, foi realizada em Estocolmo, na Suécia.
O “minibarco” feito por Manoel possui placas solares para abastecer a energia captada pelo sol e diferentes sensores que são capazes de coletar a água, armazená-la em recipientes e, então, avaliar a qualidade, enviando dados para outros dispositivos em tempo real. A ferramenta também utiliza inteligência artificial para analisar as informações obtidas.
“Fiz um barco autônomo, acessível e de baixo custo. São peças antigas recicladas de computadores; o lítio é muito danoso, e eu não podia fazer um barco para prejudicar o meio ambiente. Várias peças do rover foram recicladas de outros componentes eletrônicos”, declarou Manoel em reportagem do jornal Folha de S.Paulo.
O estudante construiu o projeto com orientação do professor Eduardo Alves da Silva Carvalho e teve a ideia da criação do rover após ver uma matéria sobre a contaminação de mercúrio entre as comunidades ribeirinhas (populações que baseiam sua existência ao redor de lagos e rios) dos yanomami. Agora, o desejo do jovem é conquistar recursos para patentear a invenção, ou seja, tornar-se o proprietário legalmente e comercializar o produto.
A premiação ocorre desde 1997, organizada pelo Stockholm International Water Institute (Siwi), com o objetivo de incentivar os jovens a criar diferentes soluções para desafios hídricos globais.
Manoel disputou com mais de 30 projetos de outros países e conquistou o People’s Choice Award após receber cerca de 400 mil votos na internet. Antes disso, ele venceu a etapa nacional da premiação.
Fontes: Folha de S.Paulo, Abar e SJWP.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Que legal. Isso é um grande orgulho para o brasil. Isso vai evitar muitas mortes, doenças e infecções.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.