Joe Biden durante discurso na cerimônia de posse. Foto: Patrick Semansky-Pool/Getty Images

Em 20 de janeiro, Joe Biden (do Partido Democrata), candidato eleito para assumir a presidência dos Estados Unidos, tomou posse do cargo em uma cerimônia em Washington. O evento ocorreu sem o tradicional público por causa da pandemia do novo coronavírus. Também foram tomadas diversas medidas de segurança para evitar um novo ataque como o que ocorreu no dia 6 de janeiro, quando apoiadores do Donald Trump invadiram o Capitólio – clique aqui para relembrar o caso. 

A cerimônia de posse teve a presença de ex-presidentes como Bill Clinton, que ocupou o cargo entre 1993 e 2001; George Bush, que governou o país entre 2001 e 2009; e Barack Obama, presidente durante os anos de 2009 a 2017. 

De todos os ex-presidentes vivos, apenas dois não compareceram ao evento: Jimmy Carter e Donald Trump. Carter não pôde viajar até Washington por conta da idade avançada (96 anos) e Trump se ausentou em protesto.  

O evento teve apresentações de artistas como Lady Gaga (que cantou o hino nacional) e Jennifer Lopez. Outros cantores participaram por lives, como Jon Bon Jovi, Demi Lovato e Lin-Manuel Miranda.

No discurso, Biden promete governar para todos os norte-americanos

O novo presidente, Joe Biden, prometeu governar para todos os norte-americanos: “Eu prometo que vou lutar tanto por aqueles que não me apoiaram como por aqueles que o fizeram”.

Ele também homenageou a vice, Kamala Harris, a primeira mulher a ocupar o cargo. “Hoje nós marcamos o juramento da primeira mulher na história dos EUA eleita para o cargo executivo nacional, a vice-presidente Kamala Harris. Não me digam que as coisas não podem mudar”, afirmou.

WASHINGTON, DC – JANUARY 20: U.S. Vice President Kamala Harris walks the abbreviated parade route after U.S. President Joe Biden’s inauguration on January 20, 2021 in Washington, DC. Biden became the 46th president of the United States earlier today during the ceremony at the U.S. Capitol. (Photo by Patrick Smith/Getty Images)

Já Harris dedicou parte do discurso às mulheres e afirmou que não será a última a ocupar o cargo. “Assim, toda garotinha nos assistindo hoje vai poder ver que este é um país de possibilidades”, afirmou. 

Ela ainda mandou um recado para as crianças dos EUA: “Independentemente do seu gênero, nosso país mandou uma mensagem clara: sonhe com ambição, lidere com convicção e se veja onde os outros podem não ver você simplesmente porque eles nunca viram antes. E nós aplaudiremos vocês em todos os passos do caminho”. 

Fontes: BBC, CBS News, Estadão, Folha de S.Paulo, USA Today e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Dieter Furst

    3 anos atrás

    Que legal que a vice é mulher e mulata!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido