Candidato do Partido Democrata, Joe Biden foi declarado presidente eleito dos Estados Unidos no dia 7 de novembro. Ele será o 46º líder do país e o mais velho a ocupar o cargo — fará 78 anos neste mês.

Pelas regras do sistema eleitoral norte-americano, vence o candidato que conquistar 270 votos. Em 7 de novembro, Biden chegou a 279, derrotando o atual presidente, Donald Trump, do Partido Republicano, que até aquele momento tinha 214 votos (entenda o processo eleitoral dos EUA abaixo).

Em discurso no dia 7, Biden disse que pretende unir a população. “Prometo ser um presidente que não busca dividir, e sim unir. (…) E que trabalhará com todo o coração para conquistar a confiança de toda a população”, disse o presidente eleito.

Biden governará com o apoio da vice-presidente Kamala Harris, primeira mulher, primeira negra e primeira filha de imigrantes a ocupar esse cargo na política dos EUA. “Eu não serei a última [mulher], porque todas as meninas que estiverem assistindo a isso verão que este é um país de oportunidades”, disse Harris, em discurso no evento da vitória.

Reação de Donald Trump
Após o anúncio da vitória de Biden, Trump e sua equipe não reconheceram a derrota. Eles afirmaram que a eleição foi roubada e que os votos enviados pelo correio (saiba mais abaixo) geraram fraudes, apesar de não terem apresentado evidências de que isso tenha acontecido. O atual presidente está entrando na Justiça para que as autoridades analisem o processo eleitoral e deem a vitória a ele.

Especialistas, porém, afirmam que será difícil Trump vencer na Justiça, já que ele não apresentou provas de que a eleição tenha sido fraudada. Se nada mudar, Trump deixará o cargo em 20 de janeiro, quando Biden assumirá como presidente.

Quem é Joe Biden?
Joseph Robinette Biden Jr. é formado em direito pela Universidade de Syracuse, em Nova York. Tornou-se senador do estado de Delaware, em 1973. Biden ocupou o cargo por 36 anos e só o deixou para ser vice presidente de Barack Obama, entre 2009 e 2017. Saiba mais sobre ele no site do Joca: bit.ly/quem-e-joe-biden

Joe-Biden
#pracegover: na imagem, Joe Biden fala ao microfone. Ele usa terno azul, gravata azul e camisa branca. Ao fundo, Kamala Harris usa casaco preto, blusa vermelha e máscara preta. Foto: Joe Raedle/Getty Images

Fontes: BBC, CNN, Folha de S.Paulo, Fox News, The Guardian, The New York Times e Twitter Donald Trump.

Perguntas a respostas sobre a eleição nos EUA

O voto é obrigatório?
Não. O cidadão só vota se quiser, ao contrário do que acontece no Brasil, onde o voto é obrigatório.

Quais partidos disputam a eleição?
Os dois principais partidos são o democrata (cor azul) e o republicano (cor vermelha). A maioria das pessoas vota em um dos dois, embora outras siglas também costumem entrar na disputa.

Como os norte-americanos votam?
Pode ser pessoalmente (em uma escola, igreja ou livraria) ou pelo correio. No segundo caso, o cidadão solicita que a cédula de votação seja enviada para ele. Cabe à pessoa preencher a cédula com seu voto e mandá-la pelo correio. Alguns estados também permitem votar dias antes da data da eleição. Neste ano, norte-americanos fizeram filas para isso.

Por que a eleição norte-americana é tão importante?
Porque gera impactos no mundo todo, já que os EUA têm forte influência na política e economia de outras nações. O presidente eleito terá uma forma própria de governar e as medidas adotadas pelo governo podem impactar diretamente no futuro de outros países.

Como funcionam as eleições nos EUA?
O sistema é diferente do usado no Brasil, em que o candidato que recebe o maior número de votos da população se torna presidente. Nos EUA, um candidato pode ter a maioria dos votos da população e não ser eleito presidente. Entenda por que isso acontece:

1. Os cidadãos votam em um candidato a presidente. Se a maioria dos eleitores de um estado votar no candidato A, isso mostra que ele é o favorito da população local. Essa informação será levada em consideração pelos delegados do estado (pessoas envolvidas com política ou algum partido).

2. Os EUA têm 50 estados. Cada um deles possui determinado número de delegados. O número varia, principalmente, de acordo com o tamanho da população — estados com população maior possuem mais delegados. A Califórnia, estado mais populoso do país, com 37 milhões de habitantes, possui 55 delegados. O Alasca, com 730 mil pessoas, tem três delegados.

3. Os delegados são, de fato, os indivíduos que votam diretamente para presidente. Em geral, eles votam na pessoa que teve a maioria dos votos da população do estado. Por exemplo: se no Alasca o candidato A teve 30% dos votos da população e o candidato B teve 70%, todos os delegados do estado votarão no candidato B. Ou seja, o candidato B ganha 3 votos (ou delegados) com a vitória no Alasca.

4. Usando agora a Califórnia como exemplo, com seus 55 delegados. Se o candidato A teve 80% dos votos e o candidato B teve 20%, isso significa que os 55 delegados deverão votar no candidato A.

5. Comparando os resultados nos dois exemplos:
Alasca: candidato B levou 3 votos.
Califórnia: candidato A levou 55 votos.

6. Os EUA têm 538 delegados — cada um representa um estado e tem direito a um voto. Para se tornar presidente, o candidato precisa obter 270 votos de delegados. Por isso, vencer em um estado com muitos delegados, como a Califórnia, é considerado uma grande vitória. Mesmo que haja mais votos da população em determinado candidato, ele não se torna o presidente se não chegar à marca dos 270 delegados.

No episódio 38 do podcast Revisteen, entenda a origem do modelo de eleição usado nos EUA: bit.ly/revisteen-38

Fontes: CNN, DCI, InfoMoney e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 160 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido