Imagem: Chip Somodevilla/Getty Images

Foi confirmado, em 7 de novembro, que Joseph Robinette Biden Jr., conhecido como Joe Biden, ganhou as eleições presidenciais nos Estados Unidos. O eleito, que era candidato pelo Partido Democrata, tem 77 anos e é um advogado e político norte-americano. Saiba mais sobre ele:

Advogado

O novo presidente dos Estados Unidos se formou em direito pela Universidade de Syracuse, em Nova York. Um dos primeiros empregos de Biden foi no escritório de um político do Partido Democrata, que foi quem o incentivou a entrar na carreira.

Ex-vice-presidente

Apesar de ter ficado bem mais conhecido com sua candidatura de 2020, Biden não é novato. Ele já havia sido vice-presidente de Barack Obama, entre 2009 e 2017, durante os dois mandatos do ex-presidente.

Um dos senadores mais jovens dos EUA

O primeiro cargo político de Biden foi como senador do estado de Delaware, em 1973, quando ele tinha 29 anos. Biden foi um dos senadores mais jovens do país e agora se torna o presidente mais velho dos Estados Unidos. Ele ocupou o cargo de senador por 36 anos e só o deixou para se tornar vice-presidente.

Tem dois livros publicados

Biden gosta de escrever e já publicou dois livros. O mais recente, de 2017, chama-se Promessa de Pai (editora Intrínseca) e fala sobre como sua vida pessoal impactou a vida política, citando uma promessa que ele fez ao próprio filho. Antes, ele publicou Promises to Keep (Promessas Para Cumprir, em tradução livre), que conta detalhes de sua trajetória, mas que não foi lançado no Brasil.

Kamala Harris é a vice-presidente

Imagem: Spencer Platt/Getty Images)

O vice-presidente é responsável por administrar o país na ausência do presidente e assumir o posto caso ele precise deixar o cargo. Para essa função, a escolhida por Biden foi Kamala Harris, de 56 anos. Ela foi senadora nos Estados Unidos pelo Partido Democrata e agora é a primeira vice mulher, negra e filha de imigrantes. “Serei a primeira vice dos EUA, mas não a última”, afirmou Kamala no primeiro discurso após o anúncio da vitória.  

Fontes: CNN, DCI, InfoMoney e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Davi Yahn

    3 anos atrás

    meu deus finalmente uma vice presidente negra , queria ser presidente kkkkk

  • LUCAS FANTATO FERNANDES

    3 anos atrás

    Legal, gostei sobre as curiosidades do Biden, Parabens Joca!

  • BENICIO LUCAS NASCIMENTO

    3 anos atrás

    Legal gostei da notícia e achei muito interessante essas curiosidades, e eu acho que foi justo o Biden ter ganhado o Trump não soube perder e parou todas as eleições e não adiantou de nada parabéns ao Biden por ter ganhado e também parabéns por todas as notícias legais Joca!

  • luiza.rahal.2011

    3 anos atrás

    Nossa quantas coisas ele fez

  • giuseppe.paneto

    3 anos atrás

    e vi num jornal q a suprema corte ta falando q aconteceram fraudes na votação dos estados unidos e qm deveria ter ganhado era o trump

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Giuseppe. Tudo bom? Após o anúncio da vitória de Biden, Trump e sua equipe não reconheceram a derrota. Eles afirmaram que a eleição foi roubada e que os votos enviados pelo correio (saiba mais abaixo) geraram fraudes, apesar de não terem apresentado evidências de que isso tenha acontecido. O atual presidente está entrando na Justiça para que as autoridades analisem o processo eleitoral e deem a vitória a ele. Especialistas, porém, afirmam que será difícil Trump vencer na Justiça, já que ele não apresentou provas de que a eleição tenha sido fraudada. Se nada mudar, Trump deixará o cargo em 20 de janeiro, quando Biden assumirá como presidente. Abraços!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido