A cada ano a data se antecipa, porque a humanidade consome seus recursos cada vez mais rápido. Foto: Shana Novak/ Getty Images.
A data se antecipa a cada ano, porque a humanidade consome seus recursos cada vez mais rapidamente. Foto: Shana Novak/Getty Images

O Dia da Sobrecarga na Terra em 2019, como é chamada a data em que os recursos naturais (como água, energia, minerais e vegetais) para o ano se esgotam, acontece hoje, 29 de julho. Isso quer dizer que, após este dia, o planeta começa a “dever” para o meio ambiente, porque vai consumir mais do que consegue produzir novamente

A data é calculada anualmente pela organização Global Footprint Network (GFN) desde 1969, o último ano em que só foi consumido o que era possível regenerar. Para a conta, é estimado o quanto de recursos cada cidade e país tem para oferecer e quanto as populações de cada lugar consomem, tanto em relação a alimentos como a materiais retirados da natureza. Além disso, são levados em conta os gases poluentes emitidos e quantas florestas são necessárias para absorvê-los, de modo que não prejudiquem o meio ambiente.

O problema é que a cada ano a data se antecipa, porque a humanidade consome seus recursos cada vez mais rapidamente. Em 2018, ela ocorreu em 31 de julho, enquanto em 2017 foi em 2 de agosto. Há 20 anos, o dia aconteceu em 29 de setembro. 

Campanha para adiar as próximas datas

A GFN criou a hashtag #MoveTheDate (em português, mudem a data) para incentivar que nos próximos anos o Dia da Sobrecarga na Terra ocorra cinco dias depois. Deste modo, a partir de 2050 a data não irá ocorrer antes de o ano terminar, segundo a iniciativa.

A organização avalia, por exemplo, que se cada pessoa substituir metade de suas refeições com carne por refeições vegetarianas, a data será adiada em 15 dias no próximo ano. Por outro lado, se o ritmo atual continuar, serão necessários dois planetas em 2030 para acompanhar o consumo. 

Quantos planetas seriam necessários se o mundo vivesse como…
Confira na imagem abaixo quantas “Terras” a humanidade precisaria ter se vivêssemos com o mesmo estilo de vida adotado em alguns países:

Infográfico: Global Footprint Network/Divulgação

Fontes: Casa e Jardim, Conexão Planeta, Earth Overshoot Day e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido