Em 8 de janeiro, manifestantes radicais invadem o Congresso Nacional, o Superior Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/reprodução

Conforme os ataques ocorridos em Brasília (DF) começaram a ser noticiados pelo mundo, em 8 de janeiro, diversas autoridades internacionais passaram a reagir ao ocorrido. A seguir, veja algumas das principais declarações.

Alberto Fernández, presidente da Argentina

“A democracia é o único sistema político que garante as liberdades e nos obriga a respeitar o veredicto popular. Aqueles que tentam desrespeitar a vontade da maioria ameaçam a democracia e merecem não só a sanção legal correspondente, como também a rejeição absoluta da comunidade internacional.”

Andrés Manuel López Obrador, presidente do México

“Condenável e antidemocrática a tentativa de golpe dos conservadores no Brasil incentivados pelas lideranças do poder oligárquico, seus porta-vozes e fanáticos. Lula não está sozinho, tem o apoio das forças progressistas de seu país, do México, do continente americano e do mundo.”

António Guterres, secretário-geral da ONU

“Condeno o ataque de hoje às instituições democráticas do Brasil. A vontade do povo brasileiro e das instituições do país deve ser respeitada. Estou confiante de que assim será. O Brasil é um grande país democrático.”

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, sede do governo da Rússia

De acordo com reportagem da agência de notícias Reuters, Dmitry Peskov declarou que condena nos “termos mais fortes” as ações de quem estava por trás da desordem ocorrida na capital brasileira.

Emmanuel Macron, presidente da França

“A vontade do povo brasileiro e das instituições democráticas deve ser respeitada! O presidente Lula pode contar com o apoio inabalável da França.”

Gabriel Boric, presidente do Chile

“Ataque inaceitável aos Três Poderes do Estado brasileiro pelos bolsonaristas. O governo brasileiro tem todo o nosso apoio diante desse covarde e vil ataque à democracia.”

Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália

“O que está acontecendo no Brasil não pode nos deixar indiferentes. As imagens da irrupção nos gabinetes institucionais são inaceitáveis e incompatíveis com qualquer forma de dissidência democrática. É urgente um retorno à normalidade e nos solidarizamos com as instituições brasileiras.”

Guillermo Lasso, presidente do Equador

“Condeno as ações de desrespeito e vandalismo perpetradas contra as instituições democráticas de Brasília, pois atentam contra a ordem democrática e a segurança cidadã. Manifesto o meu apoio e o do meu governo ao regime legalmente constituído de Lula.”

Gustavo Petro, presidente da Colômbia

“Toda a minha solidariedade a Lula e ao povo do Brasil. O fascismo decide atacar. As direitas não têm conseguido manter o pacto de não violência. É hora urgente da reunião da OEA [Organização dos Estados Americanos], se ela quiser seguir viva como instituição e aplicar a carta democrática.”

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos

“Condeno o atentado à democracia e à transferência pacífica de poder no Brasil. As instituições democráticas do Brasil têm todo o nosso apoio e a vontade do povo brasileiro não deve ser abalada. Estou ansioso para continuar a trabalhar com Lula.”

Justin Trudeau, presidente do Canadá

“Respeitar a vontade democrática do povo é fundamental em qualquer democracia – inclusive no Brasil. O Canadá condena veementemente o comportamento violento ali exibido hoje, e reafirmamos nosso apoio ao presidente Lula e às instituições democráticas do Brasil.”

Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA)

“Condenamos o ataque às instituições em Brasília, que constitui uma ação condenável e um ataque direto à democracia. Essas ações são indesculpáveis e de natureza fascista.”

Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai

“Estamos acompanhando com preocupação os acontecimentos que estão ocorrendo no Brasil. O caminho deve ser sempre o respeito às instituições, à democracia, à liberdade e à não violência.”

Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba

“Condenamos veementemente os atos violentos e antidemocráticos ocorridos no Brasil, com o objetivo de gerar caos e desrespeitar a vontade popular manifestada com a eleição do presidente Lula. Expressamos todo o nosso apoio e solidariedade a Lula e a seu governo.”

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia

“Profundamente preocupado com a notícia de motim e vandalismo contra as instituições do Estado em Brasília. As tradições democráticas devem ser respeitadas por todos. Estendemos nosso total apoio às autoridades brasileiras”.

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

“Rejeitamos categoricamente a violência gerada pelos grupos neofascistas de Bolsonaro que têm agredido as instituições democráticas do Brasil. Nosso apoio a Lula e ao povo brasileiro que, com certeza, se mobilizará em defesa da paz e de seu presidente.”

Pedro Sánchez, presidente da Espanha

“Todo o meu apoio ao presidente Lula e às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro. Condenamos veementemente o assalto ao Congresso do Brasil e pedimos o retorno imediato à normalidade democrática.”

Olaf Scholz, chanceler alemão

“Imagens ruins nos chegam do Brasil. Os ataques violentos às instituições democráticas são um ataque à democracia que não pode ser tolerado. Estamos próximos do presidente Lula e dos brasileiros!”

Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido

“Condeno qualquer tentativa de minar a transferência pacífica do poder e a vontade democrática do povo brasileiro. O presidente Lula e seu governo têm total apoio do Reino Unido, e estou ansioso para fortalecer os laços estreitos de nossos países nos próximos anos.”

Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China

O representante declarou que o país “se opõe firmemente” aos atos praticados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele ainda disse que a nação “apoia as medidas tomadas pelo governo brasileiro para acalmar a situação, restaurar a ordem social e salvaguardar a estabilidade nacional”.

Xiomara Castro, presidente de Honduras

“Em nome do povo hondurenho, manifesto meu apoio incondicional ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o fascismo já derrotado no Brasil. Convoco os presidentes da América Latina a se deslocar para o Brasil, se necessário, para defender a democracia.”

Glossário
Fascismo:
movimento político que surgiu na Itália, no início do século 20, caracterizado por ser extremamente autoritário. Por exemplo: quando o fascismo assumiu o governo na Itália, em 1922, todo o poder ficou concentrado em Benito Mussolini, seu líder. Sob o domínio do fascismo, a Itália participou da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ao lado do nazismo (movimento alemão liderado por Adolf Hitler que matou 6 milhões de judeus até o fim da guerra).

Fontes: Brasil Escola, Exame, Folha de S.Paulo, G1, perfis no Twitter das autoridades citadas e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Manifestantes radicais invadem e causam destruição em prédios dos Três Poderes, em Brasília – Jornal Joca

    1 ano atrás

    […] Invasão de Brasília | Autoridades internacionais reagem aos ataques […]

  • victorlippsmeier

    1 ano atrás

    Olá, aqui é o Victor. Gostei de ler a matéria. Notei que há um erro no plural, na frase sobre o presidente dos EUA: 'Joe Biden, presidentes dos Estados Unidos'. Obrigado.

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Olá, Victor! Muito obrigado por deixar seu comentário e apontar nosso erro de digitação. Já corrigimos :) Participe por aqui sempre que quiser!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido