instrumento digital eyeharp 183
Em fevereiro de 2020, jovem pronto para se apresentar usando o EyeHarp no Liceu Opera Barcelona, na Espanha. / #pracegover: jovem posicionado no palco, em frente a um monitor para operar o EyeHarp. Ele está em uma cadeira de rodas. Crédito de imagem: FACEBOOK EYEHARP

O músico e desenvolvedor de software Zacharías Vamvakousis está buscando maneiras de tornar mais barato e acessível o programa de computador desenvolvido por ele que permite tocar música apenas com o movimento dos olhos ou da cabeça. O EyeHarp funciona como um instrumento digital e foi desenvolvido há dez anos, durante o mestrado de Zacharías em computação de som e música na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, na Espanha. A intenção é de que o programa permita que pessoas tetraplégicas e com outras deficiências físicas possam tocar música.

No dia 24 de fevereiro, o projeto foi apresentado a possíveis interessados na conferência de tecnologia Zero Project. O financiamento coletivo lançado pelo criador foi encerrado no dia 4 de janeiro, mas ainda é possível fazer doações no site oficial do EyeHarp.

O programa depende da instalação de uma câmera de rastreamento ocular. Com os olhos ou movimentos da cabeça, o usuário controla um círculo de cores em que cada uma delas corresponde a um acorde musical. Selecionando acordes em determinada sequência é possível tocar uma música.

Desde o lançamento, o EyeHarp acumulou mais de 650 usuários. Mas Zacharías prevê que até 50 milhões de pessoas possam se beneficiar da tecnologia. Atualmente, a versão gratuita do software está disponível com sons de piano. Na versão paga — que custa 150 euros por ano (cerca de 800 reais) — são oferecidos sons de 20 instrumentos diferentes e exercícios.

Fontes: Razões Para Acreditar, Eyeharp.org e Reuters.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 183 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido