Mykonos, uma das ilhas gregas

A Grécia tem uma dívida enorme e, cerca de R$ 5,2 bilhões, deveriam ser pagos em junho.

Para ajudar o país a pagar essa conta e não se afundar ainda mais em uma crise econômica que prejudica a população e toda a economia do mundo, o inglês Thom Feeney criou uma vaquinha virtual para arrecadar doações.

Feeney nasceu e mora em Londres, é gerente de marketing e tem 29 anos. Preocupado com o que pode acontecer com a economia mundial, ele iniciou a campanha usando a rede Indiegogo.

O site da campanha

Em poucos dias, 53 mil pessoas de todo planeta doaram quase um milhão de euros. “A União Europeia é a casa de 503 milhões de pessoas, se todos doarem apenas alguns euros, poderemos pagar a dívida da Grécia”, diz a descrição da campanha.

O primeiro ministro da Grécia, Alexis Tsipiras, tenta negociar a dívida com os países europeus. 

O inglês promete enviar todo o dinheiro arrecadado para o povo grego e criou uma campanha que oferece recompensas para quem doar. Há desde postais com a foto do primeiro-ministro do país, Alexis Tsipras, até garrafas de vinho grego.

Vinhos gregos são famosos no mundo todo

Saiba mais: 

A crise na Grécia começou há dez anos, quando autoridades europeias descobriram que o país tinha burlado suas contas durante anos e escondido o verdadeiro valor da dívida nacional para conseguir permanecer na zona do euro.

O país já tinha muitas dívidas e a situação piorou na crise financeira de 2008. A Grécia precisou pedir dois empréstimos milionários e se comprometeu a cumprir um plano de austeridade, que inclui aumento de impostos, o pagamento de apenas 60% do salário para 15.000 funcionários públicos, que podem ser demitidos depois de um ano, corte de 22% do salário mínimo e diminuir as pensões.

Países da zona do euro

A zona do euro — formada por 19 países europeus — está vivendo a maior crise desde que foi criada 16 anos atrás. A Grécia deve 1,6 bilhão de euros ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e corre o risco de sair desse grupo de países que utilizam o euro como moeda única. O governo grego fechou todos os bancos do país proibiu a população de sacar mais do que 60 euros (R$ 207) por dia.

Antes da Grécia adotar o euro, os gregos usavam o Dracma, a moeda mais antiga do mundo.

Dracma de 480 a.C.
Nota de Dracma, usada antes da Grécia mudar para o euro
Hoje a Grécia usa o euro mas isso pode mudar

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido