Por ordem do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a fronteira entre o país e o Brasil foi fechada no dia 22 de fevereiro. O mesmo aconteceu na fronteira entre Colômbia e Venezuela. No dia seguinte, policiais comandados por Maduro impediram a entrada de veículos carregados com toneladas de alimentos e remédios a partir dessas fronteiras.

Vindas do lado brasileiro, duas caminhonetes foram paradas e voltaram ao Brasil sem entregar os mantimentos. Dois caminhões saídos da Colômbia acabaram queimados. O governo venezuelano e seus opositores trocam acusações sobre o incidente.

Houve confrontos entre as tropas venezuelanas e manifestantes a favor do envio de ajuda humanitária. Segundo a oposição ao governo, cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

#PraCegoVer: A fotografia mostra a fronteira entre Brasil e Venezuela, uma grande área verde com algumas árvores ao fundo. As bandeiras dos dois países estão hasteadas e balançando. Do lado esquerdo há uma placa verde e amarela escrito Brasil e do lado direito uma placa amarela, azul e vermelha com o nome Venezuela. Crédito de imagem: Getty Images.

Protestos
Em Caracas, capital da Venezuela, uma manifestação reuniu milhares de apoiadores de Maduro em 23 de fevereiro. O evento aconteceu um dia depois de um festival de música em Cúcuta, na Colômbia, organizado pelo empresário britânico Richard Branson. Chamado Venezuela Aid Live, o evento buscava arrecadar dinheiro para levar ajuda humanitária à Venezuela e teve apresentação de artistas de língua espanhola, como a banda mexicana Maná.

Até o fechamento desta edição do Joca, no dia 25 de fevereiro, o Grupo de Lima, que reúne líderes de 14 países latino-americanos opositores a Maduro, entre eles o Brasil, estava em Bogotá, capital da Colômbia, para discutir a piora da crise na Venezuela. Os Estados Unidos também acompanham a reunião, em que devem ser propostas novas sanções contra o governo venezuelano. O evento terá ainda a presença do presidente interino (provisório) da Venezuela, Juan Guaidó, reconhecido dessa forma por cerca de 50 países.

Disputa
O envio de ajuda humanitária foi planejado por Guaidó e pelas nações que o apoiam, como Brasil, Estados Unidos, Chile e Colômbia. Os opositores culpam Maduro pelos problemas econômicos e sociais da Venezuela e defendem a urgência do envio de suprimentos à população.

Segundo Guaidó, 300 mil venezuelanos correm risco de morrer pela falta de produtos básicos. A crise teria feito com que 3,4 milhões de pessoas deixassem o país nos últimos dois anos, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Maduro aponta a ajuda humanitária como um pretexto para que os norte-americanos invadam a Venezuela e tomem o poder. O líder venezuelano afirma que, se os Estados Unidos quisessem mesmo ajudar, deveriam parar com as restrições econômicas que estariam prejudicando a economia e a população do país.

Fontes: Agência Brasil, Estadão, Folha de S.Paulo, Nexo Jornal e Valor.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 126 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido