Foto: Nasa

Um gigantesco bloco de gelo está se desprendendo da Antártida e pode se soltar a qualquer momento. O bloco tem de 5 mil km², o equivalente a 500 mil campos de futebol.

A NASA e diversos pesquisadores têm acompanhado as rachaduras na Larsen C por muitos anos e notaram que a grande rachadura na plataforma de gelo Larsen C aumentou muito desde dezembro. A rachadura cresceu 18 km em duas semanas.
Há poucos anos, apareceram grandes rachaduras nas plataformas de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002.
Resultado de imagem para larsen c
A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártida. Essas plataformas são partes da Antártida onde o gelo fica sobre o oceano e não sobre a terra.
Cientistas da Universidade de Swansea, no País de Gales, ficaram preocupados, pois o desprendimento do iceberg pode fazer com que toda a plataforma sofra outras rupturas.
A Larsen C tem 350 m de espessura.
 Foto: Nasa
O gigantesco bloco de gelo pode se desprender nos próximos meses e, caso isso aconteça, ele se tornará um dos maiores icebergs do mundo.
Os cientistas dizem que a rachadura existe há décadas, mas aumentou muito. Eles acreditam que o aquecimento global tenha contribuído para aumentar o problema.
 Resultado de imagem para larsen c
Como vai flutuar no mar, o iceberg não vai aumentar o nível dos mares. Segundo estimativas, se todo o gelo da Larsen C derreter, o nível dos mares aumentaria cerca de 10 cm.
Mesmo que não atinja os mares, esse é um grande evento geográfico que mudará a paisagem da Antártica.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido