Urso-polar dorme em ponta de iceberg no ártico norueguês. Crédito de imagem: Nima Sarikhani/Wildlife Photographer of the Year

No dia 7 de fevereiro, foi anunciado o grande vencedor do prêmio People’s Choice de fotógrafo da vida selvagem, que escolhe, por votação popular, as imagens mais marcantes da vida selvagem de cada ano. Em 2023, o momento capturado pelo fotógrafo britânico Nima Sarikhani foi eleito o melhor de todos pelo público: trata-se de um jovem urso-polar dormindo sobre um iceberg no arquipélago de Svalbard, localizado no território ártico norueguês. 

Mais de 75 mil pessoas votaram na foto, chamada “Cama de gelo” (em tradução livre). Para conseguir o clique, Nima ficou cerca de três dias em busca de ursos-polares no arquipélago. Em entrevista à BBC, Douglas Gurr, diretor do Museu de História Natural, declarou que o registro diz muito sobre a necessidade de preservação dos habitats de diferentes animais ao redor do mundo.

“A imagem comovente e de tirar o fôlego de Sarikhani nos permite ver a beleza e a fragilidade do nosso planeta. Sua imagem instigante é um lembrete claro do vínculo integral entre um animal e seu habitat e serve como uma representação visual dos impactos prejudiciais do aquecimento climático e da perda de habitat”, declarou ele. 

Nima também ressaltou que espera que a foto consiga fazer com que as pessoas pensem mais sobre os impactos das mudanças climáticas. Saiba mais aqui sobre os últimos acontecimentos mundiais que refletem algumas das consequências do aquecimento global.

Outros vencedores do prêmio incluem uma tartaruga sorridente no exato momento em que uma libélula pousa no nariz dela, leoas cuidando de um filhote e um bando de pássaros que acabou desenhando no céu o formato de uma ave gigante. 

“A tartaruga feliz”. Crédito de imagem: Tzahi Finkelstein/Wildlife Photographer of the Year
“Maternidade compartilhada”. Crédito de imagem: Mark Boyd/Wildlife Photographer of the Year
“Múrmuros de estorninhos”. Crédito de imagem: Daniel Dencescu/Wildlife Photographer of the Year

Fontes: Natural History Museum, O Globo, Folha de S.Paulo e Natural History Museum.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • aluno_somar10 aluno_somar10

    4 dias atrás

    o urso polar devia tar com tanto sono que nem percebeu que o iceberg tava quase virando

  • Flavia Garcia Dantas de Araujo

    1 mês atrás

    Eu queria colocar a 9 do Haland no urso polar

  • Faraj Gomes

    1 mês atrás

    esta imagem é muito delicada devido às mudanças climáticas e à poluição mundial e, especificamente, como os ursos polares estão prestes a ser extintos. Esta imagem também foi escolhida como prêmio Peoples Choice Awards de vida selvagem.

  • aluno_somar10 aluno_somar10

    4 dias atrás

    que pena né ja ja acontece de não ter mas nem uma vida selvagem

  • Irene Yang

    1 mês atrás

    Uau, essa é uma história interessante, como você pode ver o urso polar apoiado no gelo, você pode ver seus impactos prejudiciais por causa das mudanças climáticas, poluição e muito mais. temos que começar a pensar e ajudar a diminuir essa situação

  • Irene Yang

    1 mês atrás

    Uau, essa é uma história interessante, como você pode ver o urso polar apoiado no gelo, você pode ver seus impactos prejudiciais por causa das mudanças climáticas, poluição e muito mais. temos que começar a pensar e ajudar a diminuir essa situação

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido