Conheça Sister Rosetta Tharpe, a criadora do rock

Você sabe quem criou o rock, o ritmo que faz sucesso no mundo todo?

Mesmo que já tenha ouvido falar sobre o pai do rock ou o rei do rock, a verdade é outra….A real origem desse ritmo musical tão popular foi criado por uma mulher que não seguiu padrões, que fez o que ninguém fez: Sister Rosetta Tharpe.

Rosetta Tharpe foi uma cantora, compositora e guitarrista de música gospel, teve grande popularidade na década de 1930 e 40, com uma mistura única de letras gospel e acompanhamento de início do rock and roll.

Ela nasceu em 1915, em Cotton Plant, Arkansas, Estados Unidos e é considerada por muitos especialistas a mãe do ritmo. Com seu jeito autêntico, ficou muito famosa por tocar seu violão elétrico com o ritmo do rock ainda incipiente na época.

Sua música “Strange Things Happening Every Day”, gravada em 1944, foi a primeira música gospel a figurar no top 10 da Billboard. Apesar disso, ela nunca teve seu nome gravado no hall da fama.

Com sua atitude, ela inspirou grandes cantores e compositores como Elvis, B.B King, Bob Dylan, Chuck Berry, Etta Jones, Johnny Cash e Little Richards e outros monstros do rock.

Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, inclusive gravou uma música em sua homenagem: Sister Rosetta Goes Before Us.

Veja o vídeo de Sister Roseta cantando “Strange Things Happening Every Day”

SAIBA MAIS 

O dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho desde 1985.

A data foi oficializada pela ONU em homenagem ao Live Aid, evento realizado para combater a fome na Etiópia, época em que o país enfrentava um péssimo cenário em relação em alimentação.

O festival aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) e foi transmitido para todo o mundo. Na área musical, o Live Aid foi o primeiro festival beneficente.

A iniciativa arrecadou cerca de 60 milhões de dólares e reuniu artistas como Mick Jagger, Queen, Bob Dylan, Phil Collins, Black Sabbath (com Ozzy), Duran Duran, Santana, The Who, Status Quo, INXS, Loudness, David Bowie, Dire Straits, Judas Priest, entre outros. Aliás, Phil Collins abriu o show nos EUA e na sequência, voou para Londres para fechar o festival.

 

Enquete

Pelo o que você mais está esperando em 2022?

Comentários (0)

Compartilhar por email