Em nosso país, o movimento aconteceu pela primeira vez em 2013. Desde então, vem crescendo a cada ano graças à praticidade de seu funcionamento: a equipe que torna o Dia de Doar uma realidade no Brasil — sempre em contato com o time global do GivingTuesday — desenvolve uma campanha de comunicação com diversos materiais, como cartazes, filmes, anúncios e posts em redes sociais. Tudo isso fica disponível no site do movimento. Assim, qualquer pessoa pode fazer o download do que quiser compartilhar em redes sociais ou outros canais de comunicação para difundir a ação.

De forma prática, o material oferecido pela equipe brasileira do Dia de Doar serve de inspiração para:

– Organizações da Sociedade Civil com as mais diversas causas e perfis fazerem suas próprias ações para captar recursos, com o objetivo de garantir o bom funcionamento de suas atividades na sociedade.

– Indivíduos, cidades, escolas, associações e empresas (entre outros grupos) que queiram promover, apoiar ou multiplicar a ideia do doar — ajudando, ainda, a espalhar o movimento. Tudo isso faz com que mais pessoas sejam mobilizadas e realizem as próprias doações, engajando ainda mais doadores.

No Brasil, o Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas, de forma que a doação seja um instrumento para o fortalecimento da democracia. A organização do movimento Dia de Doar em nosso país é liderada e está sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), em parceria com a Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica.

História inspiradora 

 Khloe Thompson
#pracegover: Khloe veste camiseta cor-de-rosa e mostra o braço, em referência ao “We Can” (nós podemos). Foto: reprodução.

“A única forma de entender o que está acontecendo com a sua comunidade é ir até lá e ver com os próprios olhos.” A frase é de Khloe Thompson, 12 anos. Aos 6 anos, ela iniciou um dos trabalhos sociais que segue fazendo até hoje: distribuir sacolas com meias, roupas íntimas e artigos de higiene pessoal para  moradoras de rua de Los Angeles, nos Estados Unidos. Com isso, Khloe demonstrou que a idade nada tem a ver com a capacidade de impactar o mundo ao seu redor. Saiba mais sobre ela na página 4 e neste link: khloekares.com

Glossário 

DEMOCRACIA: quando se vive no sistema democrático, todos têm o direito de ser ouvidos e dar opinião. Mesmo nos casos de discórdia, as pessoas devem trabalhar juntas para a criação de uma sociedade justa e igualitária. Em uma democracia, a decisão da maioria da população que vota nas eleições — como para prefeito, governador e presidente — é a que se torna válida.

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL: instituições que desenvolvem projetos sociais com alguma  finalidade pública para a sociedade sem o objetivo de obter lucro.

Para saber mais sobre o dia de doar no Brasil e o GivingTuesday, acesse os links: diadedoar.org.brgivingtuesday.org.

Fonte: Dia de Doar.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido