Em nosso país, o movimento aconteceu pela primeira vez em 2013. Desde então, vem crescendo a cada ano graças à praticidade de seu funcionamento: a equipe que torna o Dia de Doar uma realidade no Brasil — sempre em contato com o time global do GivingTuesday — desenvolve uma campanha de comunicação com diversos materiais, como cartazes, filmes, anúncios e posts em redes sociais.
Em nosso país, o movimento aconteceu pela primeira vez em 2013. Desde então, vem crescendo a cada ano graças à praticidade de seu funcionamento: a equipe que torna o Dia de Doar uma realidade no Brasil — sempre em contato com o time global do GivingTuesday — desenvolve uma campanha de comunicação com diversos materiais, como cartazes, filmes, anúncios e posts em redes sociais. Tudo isso fica disponível no site do movimento. Assim, qualquer pessoa pode fazer o download do que quiser compartilhar em redes sociais ou outros canais de comunicação para difundir a ação.
De forma prática, o material oferecido pela equipe brasileira do Dia de Doar serve de inspiração para:
– Organizações da Sociedade Civil com as mais diversas causas e perfis fazerem suas próprias ações para captar recursos, com o objetivo de garantir o bom funcionamento de suas atividades na sociedade.
– Indivíduos, cidades, escolas, associações e empresas (entre outros grupos) que queiram promover, apoiar ou multiplicar a ideia do doar — ajudando, ainda, a espalhar o movimento. Tudo isso faz com que mais pessoas sejam mobilizadas e realizem as próprias doações, engajando ainda mais doadores.
No Brasil, o Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas, de forma que a doação seja um instrumento para o fortalecimento da democracia. A organização do movimento Dia de Doar em nosso país é liderada e está sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), em parceria com a Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica.
História inspiradora
“A única forma de entender o que está acontecendo com a sua comunidade é ir até lá e ver com os próprios olhos.” A frase é de Khloe Thompson, 12 anos. Aos 6 anos, ela iniciou um dos trabalhos sociais que segue fazendo até hoje: distribuir sacolas com meias, roupas íntimas e artigos de higiene pessoal para moradoras de rua de Los Angeles, nos Estados Unidos. Com isso, Khloe demonstrou que a idade nada tem a ver com a capacidade de impactar o mundo ao seu redor. Saiba mais sobre ela na página 4 e neste link: khloekares.com
Glossário
DEMOCRACIA: quando se vive no sistema democrático, todos têm o direito de ser ouvidos e dar opinião. Mesmo nos casos de discórdia, as pessoas devem trabalhar juntas para a criação de uma sociedade justa e igualitária. Em uma democracia, a decisão da maioria da população que vota nas eleições — como para prefeito, governador e presidente — é a que se torna válida.
ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL: instituições que desenvolvem projetos sociais com alguma finalidade pública para a sociedade sem o objetivo de obter lucro.
Para saber mais sobre o dia de doar no Brasil e o GivingTuesday, acesse os links: diadedoar.org.br e givingtuesday.org.
Fonte: Dia de Doar.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.